O TRE – Tribunal Regional Eleitoral, do Espírito Santo, divulgou que a eleições suplementar para prefeito e vice em Água Doce do Norte será no dia 7 de dezembro de 2014. Para quem não sabe dos fatos ocorridos, o ex-prefeito Adilson da Saúde (PMDB) e a vice, Betânia Oliveira (PR), foram cassados.
Na ocasião, Toninho Marinho havia assumido o posto de prefeito, mas poucos dias depois renunciou o cargo, e segundo se comenta na cidade ele fracassou e em seu lugar assumiu o presidente do legislativo municipal Jailton, que está no comando até as eleições ocorrerem em dezembro.
Vários nomes já surgem como pré-candidatos a prefeito de Água Doce do Norte. O próximo prefeito eleito assumirá em primeiro de janeiro de 2015 para um mandato de dois anos.
Entenda o caso
Uma nova eleição será realizada no município de Água Doce do Norte, no dia 07 de dezembro. A medida foi aprovada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite da última terça-feira (21).
O pleito foi marcado em razão da cassação dos mandatos do prefeito Adilson Silvério de Cunha, e de sua vice, Márcia Betânia de Vasconcelos, acusados de irregularidades nas eleições de 2012. Eles foram afastados do cargo em julho desse ano.
O município chegou a ficar 24 horas sem prefeito no último mês de agosto. Isso porque o vereador Toninho Marinho (PR), que havia assumido no dia 09 de julho, após a cassação do prefeito, protocolou renúncia no dia 08 de agosto, alegando grande quantidade de dívidas por parte da prefeitura, Marinho preferiu renunciar.
Já no dia 08 de agosto, o vereador Jaílton Soares Ribeiro (PMDB) assumiu o comando da prefeitura.