Assim como no Rio de Janeiro, as fortes chuvas causaram destruição no Espírito Santo. A Grande Vitória teve vários trechos alagados nos deslocamentos de águas pluviais que deságuam no mar; os pontos mais atingidos foram: o Centro de Vitória e Vila Velha; nos bairros que são cortados por canais: Alecrim, Garrido, Cobilândia, Marilândia, Jardim Marilândia, Alvorada São Torquato, Itaparica e Coqueiral de Itaparica em Vila Velha. Em Vitória a orla e bairros próximos foram atingidos.
Na região noroeste e norte os municípios que mais foram a tingidos São: Colatina, Nova Venécia, Rio Bananal, Vila Valério, Águia Branca, São Domingos do Norte, Ecoporanga, Montanha, Barra de São Francisco e São Gabriel da Palha.
Em Colatina, a zona rural foi a mais atingida; com vários pontos intransitáveis na região. Foi detectado vario postos de destruição de calçamentos e invasão de águas das chuvas em residências.
Em Nova Venécia, além da zona rural, pontos da área urbana estão em observação; destruição de calçamentos e alagamentos de residências pela enxurrada foram os principais incidentes; há registro de uma morte. O volume de água do Rio Cricaré está em observação.
Em Rio Bananal, o município teve sua área urbana em quase 90% alagada, destruição total em imóveis, paralisação do sistema de tratamento de água e incapacitação dos órgãos públicos atuarem prontamente nos pontos de maior gravidade, centenas de desabrigados estão sendo acolhidos em residências e prédios públicos da cidade, campanhas de alimentos estão sendo realizadas em municípios visinhos para atender a população da cidade. A situação é de calamidade.
Em São Gabriel da Palha, o caos teve início na madrugada de terça para quarta-feira quando as águas do Rio São José começaram a subir causando o alagamento das propriedades rurais. O bairro Cachoeira da Onça foi atingido com mais força. Na madrugada de quarta para quinta-feira, várias residências foram alagadas e no trecho próximo as margens do rio. Dezenas de casas foram atingidas com um volume de água superior a 01 metro; a ponte do rio São José está em observação; a estação de bombeamento de água da CESAN foi alagada com mais de 2 metros de água e lama. O sistema de abastecimento será interrompido nós próximos 02 dias devido ao alagamento. A CESAN não tem informações da atual situação dos equipamentos da estação de bombeamento e não tem como prever quando a distribuição de água será normalizada.
O bairro Santa Helena também foi gravemente atingido pelas chuvas, residências foram invadidas pelas águas, passarelas de madeira foram levadas pelas enxurradas e os desabrigados estão sendo acolhidos no Lions Club e no Rotary Club. A prefeitura está atuando com equipes de resgate para retirar os bens das residências das famílias atingidas pelas chuvas.
No bairro Santa Terezinha várias residências foram atingidas, e calçamentos danificados; famílias tiveram todos os bens destruídos.
Os demais bairros da cidade sofreram com os mesmos problemas.
No interior, foram registradas quedas de barreiras, alagamentos e destruição de barragens. Várias estradas estão intransitáveis.
O prefeito Henrique Vargas em entrevista na Radio Milenium FM, convocou a população, entidades e empresários para trabalhar em conjunto com o município no intuito de auxiliar as famílias e as comunidades atingidas pelas chuvas. Desde a madrugada, a equipe de funcionários do município está trabalhando para a solução dos problemas, uma equipe de emergência foi organizada pela administração municipal para atender as famílias e coordenar os trabalhos de recuperação das áreas atingidas; o centro de eventos da Praça Aurélio Bastianelo é a central de atendimento para doações e identificação de famílias atingidas pela intempérie.
O prefeito decretou estado de calamidade no município.
Nos outros municípios da região os casos são tão graves quando dos municípios acima citados, registrando alagamentos, desabastecimento de água, queda de barreiras, desabrigados e destruição causada pelas chuvas.
As nas regiões a tingidas o cenário de destruição, morte e calamidade.
Reportagem: Petronio Antunes R: 2981 – ES
Fotos Wesclei Pinheiro e Vinicius Faria