Menos de uma semana após o resultado das eleições municipais deste ano, os atuais prefeitos – reeleitos ou derrotados nas urnas – mexem nas suas equipes há menos de dois meses do fim dos mandatos. A “barca de exonerações” já passou em Itapemirim e agora chega a São Gabriel da Palha. No primeiro, o reeleito Doutor Thiago (Republicanos) optou por exonerar todos os servidores comissionados em uma só canetada. Já a prefeita derrotada de São Gabriel, Céia Ferreira (Cidadania), decidiu fazer as exonerações a conta gotas.
As primeiras exonerações já foram publicadas ao longo da semana no Diário Oficial da Amunes. A expectativa é de que mais exonerações sejam publicadas até o final desta semana. Enquanto isso, o clima na cidade é de apreensão para os servidores que estão rumo à guilhotina, enquanto outros aguardam com a ansiedade serem chamados pelo prefeito Tiago Rocha (PSL).
No pleito do último domingo (15), a candidata à reeleição amargou um terceiro lugar, com meros 3.337 votos (18,65% dos votos válidos). Uma marca bem distante dos ponteiros: o segundo lugar Valdecir Pinto Cezar (PSB) teve 5.411 votos (30,25%), enquanto o vencedor recebeu 6.921 votos (38,69%). No pleito de 2016, Céia obteve 7.971 votos (43,74%), mais do que o dobro quando foi às urnas com o apoio da máquina da Prefeitura nesta eleição.
Pois é necessário lembrar que quatro anos passam rápido.