No final da tarde da última quinta-feira (29), a Justiça Federal por meio do Juiz Vlamir Costa Magalhães encaminhou á comarca de São Gabriel da Palha o pedido de afastamento imediato dos médicos Getúlio Manoel Loureiro e Gyovana Pratissoli Libaldi citados no processo 2009.50.05.000667-7, movido em 2009 pelo Ministério Público Federal.
Na época a prefeita de São Gabriel da Palha era a tabeliã Raquel Ferreira Mageste Lessa. Com a decisão da Justiça em afastar os médicos, há uma queda no atendimento médico na Unidade de Saúde Municipal e no Hospital Dr. Fernando Serra.
A ação de afastamento movida pelo Ministério Público Federal em 2009, já causou prejuízos á população gabrielense como o fechamento do hospital Santa Rita, na época a então prefeita cortou repasses e convênio com o hospital que continua fechado.
A entidade era administrada pelo médico Luiz Pereira do Nascimento, que também já foi prefeito do município e está citado no processo.
O prefeito Henrique Vargas em seu Facebook lamentou o fato e disse que o município é o mais prejudicado com essa decisão, por perder dois médicos que prestam serviços á população no hospital Dr. Fernando Serra e nos postos de saúde do município e também na Casa da Mulher.
A população ficou revoltada com a decisão e preocupada com a falta de médico foi pras rua com cartazes e abaixo assinado pedindo a revisão da decisão da justiça e que os médicos afastados voltem a atender normalmente.