Câmeras de videomonitoramento estão vigiando as ruas do centro de São Gabriel da Palha, no norte do Estado. São seis equipamentos instalados em pontos estratégicos, com o objetivo de reduzir os índices de violência e melhorar o fluxo de veículos na cidade.
As câmeras foram ligadas ontem e começaram a fazer os flagrantes a partir de quarta- feira.
A empresa Vix Tecnologia que venceu a licitação da prefeitura, é responsável pelo serviço. O diretor Richelmi Mielki destacou que a vigilância será ininterrupta e executada por funcionários da empresa e policiais militares.
Uma novidade é o sistema tagarela acoplado às câmeras, com caixas de som. Para se ter uma idéia quando a pessoa estacionar em local proibido, a central de monitoramento pedirá ao motorista que retire o carro do local. Caso contrário será multado e terá o veículo rebocado.
Mielke relatou que as câmeras têm alcance de dois quilômetros, com capacidade de registrar com total nitidez a placa de uma motocicleta, por exemplo.
O equipamento funciona pelo sistema de radiofreqüência, ou seja, não há fios. As câmeras giram 180 graus na vertical e 360 na horizontal em caso de um apagão geral no município, as câmeras continuam filmando em preto e branco, mantendo o padrão de qualidade das imagens. Em situação normal, a filmagem e digital e colorida.
As imagens vão ficar arquivadas por um ano. Mielke garantiu que não haverá invasão na privacidade dos moradores.
“As câmeras, do mesmo nível utilizado nos países europeus, só vigiarão as ruas para combater o crime e ajudar a melhorar o transito na cidade”, enfatizou o diretor.