Campanha internacional alerta para a necessidade de lavar as mãos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 3,5 milhões de crianças de até cinco anos de idade morrem, a cada ano, de doenças diarreicas e infecções respiratórias agudas. No Brasil, isso atinge 14% da população infantil. Mas essas mortes poderiam ser evitadas com ingredientes simples: água e sabonete. Por isso, a ONU instituiu o Dia Mundial de Lavar as Mãos, comemorado nesta sexta-feira (15).
O ato de higienizar as mãos exige muito mais que uma simples “molhadinha”. Mas o esforço é simples, e não toma mais que 15 segundos do seu dia. É o que explica a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital das Clínicas, Maria de Lourdes Bertollo.
“Como você pode proceder uma higienização de mãos? Você abre a torneira, molha as mãos, aplica o sabonete, que pode ser em pedra ou líquido, esfrega as mãos fora do jato de água em todas as partes; na palma, entre os dedos, embaixo das unhas. Depois disso, você enxágua as mãos e seca com papel toalha”, explicou a enfermeira.