Pesquisa elaborada pelo Instituto FlexConsult, encomendada pela Federação das Indústria do Espírito Santo (Findes), mostra que maioria da população da Grande Vitória quer que o governo do senador Renato Casagrande seja constituído por técnicos competentes, preferencialmente, concursados e não por políticos ou por uma maioria de técnicos ligados a partidos da base aliada.
De acordo com a pesquisa cerca de 53,25% dos entrevistados acham que o secretariado deve ser constituído por uma equipe só de técnicos escolhidos pela competência demonstrada em suas áreas de trabalho e com poucos políticos ligados aos partidos de sua coligação. Além disso, 43,5% colocam que os partidos políticos não devem indicar técnicos ligados a estes partidos.
Já 60,5% dos entrevistados opinaram que a maioria dos cargos de confiança devem ser exercidos por funcionários aprovados em concurso público. E 47,5% acham que a quantidade de cargos comissionados deve diminuir.
Os resultados mostram, claramente, que a população da Grande Vitória quer a profissionalização da gestão pública e, com isso, que se permita a alta competência do setor público, à luz do que acontece na iniciativa privada.
“O Sistema Findes / Cindes acredita que as entidades e empresas devem colaborar com as lideranças políticas e poder público, visando estado mais ágil, competente, com menos custo e serviços de qualidade”, diz o presidente da Findes, Lucas Izoton, sobre os resultados desta pesquisa.
“Todos devem saber que o início de toda boa gestão pública é a escolha de pessoas certas nos lugares corretos: um secretariado mais técnico e com competência e experiência nas funções, que siga as diretrizes do governador eleito e com capacidade de gestão para cumprir as promessas de campanha.”, finaliza Izoton.
fonte: Folha Vitória