Chuva e muita destruição na cidade de São Domingos do Norte. Por volta das 4 horas da madrugada deste sábado (19), o município foi atingido por um temporal com chuva de granizo e ventos fortes.
Em uma marmoraria, que fica a seis quilômetros do Centro, o cenário é de horror. Um galpão de 180 metros teve a estrutura metálica totalmente retorcida pelos fortes ventos. Segundo o proprietário, uma ponte que ele construiu para descarregar pedras de granito, pontes essas que pesam 50 toneladas, saíram do lugar durante o temporal e carregaram tudo pela frente.
O mais impressionante é o relato de que um caminhão foi carregado pelo vento e parou em cima de pedras de granito com altura de quatro metros. Por tamanho estrago, moradores acreditam que tenha ocorrido algum fenômeno natural mais grave na região. A Defesa Civil Estadual, porém, ainda não possui informações sobre o que houve.
O dono da marmoraria, José Antônio Guidoni, informou à Rádio CBN Vitória (93,5 FM) que o material beneficiado para exportação que estava em uma área de 30 mil metros quadrados foi todo quebrado durante o temporal. Quatro guinchos foram acionados para a retirada do que restou da marmoraria. O prejuízo é milionário.
“Foi um tornado com certeza absoluta! Caminhões chegaram a ‘voar’ por cerca de 30 metros, a estrutura de aço de um galpão foi retorcida, a ponte de 50 toneladas destruída … aconteceu algo de muito anormal por aqui. Calculo um prejuízo de R$ 25 milhões”, contou.
O prefeito de São Domingos do Norte, Elison Campostrini, explica que a parte urbana da cidade não foi atingida, que está tudo normal. “Esse estrago ocorreu no interior, nos arredores da cidade”, disse.
Várias árvores caíram e barrancos cederam. Um trecho da ES 080 está interditado. O município de São Gabriel da Palha, no Norte, também foi atingido por chuva de granizo nesta madrugada. (Com informações de Viviane Carneiro, da Redação Multimídia)
Fonte: GazetaOnline