Na manhã desta sexta-feira (08), aconteceu em Nova Venécia uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) com a participação do Comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Sebastião Aleixo Santos Batista, do Chefe de Integração Comunitária da Sesp, Alessandro Darós, do prefeito do município, Mário Sérgio Lubiana, entre outros membros.
De acordo com o tenente coronel Aleixo, o convite ao Sr. Alessandro Darós, para participar da reunião do GGIM serviu para explanar sobre como adequar o funcionamento do GGIM aos moldes do que é estabelecido pela Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O objetivo é atuar de forma integrada em prol da segurança pública local, visando a prevenção e repressão da violência e criminalidade no município. A importância do funcionamento dos Gabinetes de Gestões Integradas Municipais será explanado para os demais municípios por meio de seminário específico.
“O GGIM acolhe um novo modelo de gestão integrada da segurança, que altera, de maneira inovadora, a forma de o Estado enfrentar a violência e a criminalidade”, destacou o tenente-coronel Aleixo.
Segundo o modelo, o Estado deixa de intervir apenas de forma criminalizadora, atuando, na maioria das vezes, após o cometimento do delito, e passa também a agir preventivamente, por meio de ações sociais, evitando que delitos venham a ocorrer.
O comandante do 2º Batalhão ressaltou ainda que a Segurança Pública nunca foi um problema apenas de polícia. “Responsabilidade social é o quinhão que cada indivíduo ou instituição deve doar para compor o todo do bem estar coletivo”, disse.
Diretoria de Comunicação PMES