No início da tarde desta quinta-feira (26), os deputados estaduais Dr. Hércules (PMDB), José Eustáquio Freitas (PSB) e Dr. Henrique Vargas (PRP), membros da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social da Assembléia Legislativa do ES (Ales); participaram de uma audiência pública com a população de São Gabriel da Palha, município da região centro-oeste do Estado; com o tema “Melhoria da Saúde na Região Noroeste”, foi apresentado idéias e ações para a melhoria da saúde pública da região, principalmente no município gabrielense que possui dois hospitais e hoje apenas um está em funcionamento, além dos municípios vizinhos como Vila Valério e São Domingos do Norte.
A audiência pública aconteceu no Centro de Convenções “Palácio Café Conilon”. Ao todo aproximadamente 150 pessoas de diversos bairros, entidades, membros de associação, vereadores, médicos, além de representantes do Ministério Público Estadual, do prefeito de São Domingos do Norte, Elison Campostrini (PSB), e a prefeita Raquel Lessa (PSD), participaram da audiência.
São Gabriel da Palha vai perder mais de R$ 400 mil/mês por causa do Fundap, que também foi extinto pelo Governo Federal. “Isso vai afetar diretamente as futuras gerações, já que 15% disso seriam investidos em saúde. Vai ser um problema para todos os municípios do Estado, viemos aqui tentar ajudar, fazer o melhor para o povo de São Gabriel”, Henrique Vargas, também falou da tramitação no congresso federal da PEC 29, (a PEC da saúde). “Esse projeto dava ao governo federal a obrigação de investir 10% na saúde. Ele ficou 14 anos engavetado e este ano em fim foi aprovada. “Eles maquiaram a PEC, mas não obrigaram o governo federal a investir nada. explicou Henrique.
O deputado Freitas (PSB), falou da preocupação com a paralisação dos atendimentos pelos principais planos de saúdes do Estado, o deputado disse que hoje ter um plano de saúde já não significa ter garantia de um atendimento, de cirurgia de urgência. “Imaginem a saúde pública, o SUS que é para o Brasil inteiro, porque o primeiro atendimento costuma ser sempre num hospital público e não em um particular”, destacou Freitas.
População Gabrielense manifesta com cartazes e faixas “porque o Hospital Santa Rita ainda continua fechado?”
Durante a audiência pública realizada pela comissão de saúde da Ales, a população teve a oportunidade de opinar, criticar e questionar sobre a situação da saúde no município de São Gabriel da Palha, o que mais chamou a atenção foi um grupo de pessoas que durante a audiência protestaram com cartazes e faixas que perguntavam por que o hospital Santa Rita continua fechado?.
De acordo com informações da diretora do Hospital, Erica de Avelar França, há quase dois anos o hospital está fechado, “nós não cansamos em lutar pela abertura do hospital, eu tenho uma pasta enorme cheia de certidões que estão prontas desde o dia em que nasceu há 33 anos. porque está fechado? porque nós não recebemos, e não porque vontade nossa”, A diretora explicou ainda” Se estamos fechados por falta de papel, temos como provar. posso provar a quem quer que seja, porque se falta papel, vamos mostrar extratos e certidões, enquanto o hospital está fechado, várias vidas estão morrendo”, disse Erica.
Por Vinicius Faria Mattos/DRT 2869-ES
Conheço muito bem o Dr. Luiz Pereira do Nascimento, e tenho certeza que ele jamais teria a intensão de desmoralizar o conselheiro Enivaldo, o dr. Luiz é um médico responsável e que concerteza o hospital Santa Rita estando funcionando seria muito bom para nosso municipio até mesmo politicamente para a prefeita Raquel, o deputado Henrique e o povo gabrielense. ATT
Parabéns deputado dr henrique pôr esse recurso do senhor e do governado casagrande para o hospital fernando serra,o povo de são gabriel merece,isso mostra que esta se preocupando com o povo e não tem briga politica com ninguém.
Enivaldo dos Anjos mais uma vez mostrou sua coragem e moral para dizer o que pensa e defender o Paulo Lessa das injustiças. Foi louvavel a atitude do Dr. Luiz de mostrar que não tem nada contra a prefeita coisa que a prefeita nunca faz é dizer que não tem nada contra ele, também em seu discurso poderia ter sido mais humilde e menos agressiva. Parabéns as declarações do Nodir Colombo que disse a pura realidade, Mais agora eu queria pedir que ao invés de ficar discutindo guerra politica buscassem resolver os problemas dos nossos dois hospitais e ponto final.