Com o objetivo de debater os avanços e os desafios das políticas públicas para a terceira idade, foi realizado, nesta terça-feira (02), a Conferência Regional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A conferência, foi realizada no Centro de Eventos Palácio do Café, contou com a participação aproximadamente de 200 idosos, de cinco municípios: São Domingos do Norte, Sooretama, Águia Branca, Marilândia e São Gabriel da Palha. A Prefeitura de São Gabriel da Palha, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu o evento.
O tema da conferência deste ano foi “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”. Ao abrir o encontro, a secretária municipal de Assistência Social, Dona Sélia Martinelli destacou que as políticas públicas da pessoa idosa devem contribuir com a qualidade de vida da terceira idade. “A expectativa de vida está aumentando cada vez mais, os idosos de hoje estão mais ativos e participando mais da sociedade. Por isso, precisamos debater os avanços e desafios desta fase da vida, dando assim a nossa contribuição para as politicas públicas da pessoa idosa. O idoso é o protagonista da vida, por isso temos que Zelar, respeitar e cuidar”, afirmou Dona Sélia, completando que uma das funções da Conferência é elencar as propostas no âmbito regional, para, consequentemente, levar a discussão para a etapa Estadual.
Os conferencistas puderam acompanhar e discutir sobre o tema central da Conferência, abordando as conquistas e os desafios da efetivação das Políticas Nacionais do Idoso, bem como o direito ao envelhecimento saudável e digno. Após a palestra, os idosos foram divididos em grupo para discutir os eixos temáticos: gestão, financiamento e participação.
O prefeito de São Gabriel da Palha Dr. Henrique Vargas falou sobre os desafios da conferência “Foi discutido itens relevantes sobre a terceira idade, sempre no sentindo de tornar o envelhecimento mais fácil e com assistência digna dos governos. Falamos da importância da autoestima e de incentivar a vida ativa, afinal, mesmo sendo idosos, são responsáveis e competentes, dentro das suas limitações e precisam que a sociedade os veja assim”, relatou.
Ao final da Conferência, foram eleitos os delegados, titulares e suplentes, que representarão a região na Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Fonte: Assessoria PMSGP