Os municípios de Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Vitória, Vila Velha, Serra, Pinheiros e Castelo têm, a partir de agora, uma coisa em comum: seus gestores se destacaram por implantar ações de estímulo à formalização e ao sucesso dos pequenos negócios e agora são os grandes vencedores da 7ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A premiação foi realizada em solenidade na noite de ontem, 11 de abril, em Vitória.
O troféu de Melhor Projeto da etapa estadual foi novamente para o município de Cariacica, com o projeto “Cariacica Capital da Micro e Pequena Empresa”. Entre as iniciativas importantes desenvolvidas na cidade estão a criação da Casa do Empreendedor e do plano municipal de qualificação “Qualifique-se”, além de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do município, empreendedorismo e política pública para os pequenos negócios.
Dos sete Destaques Temáticos, dois foram para Cachoeiro de Itapemirim, que participou com o projeto “De portas abertas para seu negócio”. O município foi premiado nas categorias Crédito e Capitalização, e Formalização dos Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedorismo Individual. Suas propostas foram a criação e implantação do fórum municipal das MPE (FOMMIPE), o fortalecimento e implementação da Lei Geral, o estímulo ao empreendedorismo e ao acesso ao crédito e a formalização das Micro e Pequenas Empresas, entre outras.
Em apoio à zona rural, o município contemplado pela categoria inédita desta edição, a de Promoção do Desenvolvimento Rural, foi Castelo com o projeto “Água: Fonte de Transformação e Empreendedorismo no Campo”. Para conquistar o prêmio, a prefeitura investiu, entre outras ações, em um programa contínuo de educação ambiental nas escolas de família agrícola, na criação de agropolos, na recuperação das nascentes e na reforma e ampliação do viveiro de essências florestais do município.
A capital Vitória foi Destaque Temático na Lei Geral Municipal que, por meio do projeto “Vitória Empreendedora”, contemplou dez ações em convergência com a Lei em prol das MPE. Entre elas, estão a criação do comitê gestor dinâmico e atuante da Lei Geral Municipal, a criação de telecentros para incentivar a inovação nas MPE e o estímulo às compras governamentais, à economia solidária, à capacitação e ao acesso ao crédito facilitado e desburocratizado.
Por meio do projeto “Crescendo com a gente”, a Serra venceu na categoria Médios e Grandes Municípios. As ações implantadas na região valorizaram o ensino à distância e a sustentabilidade rural, além da criação de programas como o “Crédito da gente”, “Capacitando para crescer” e “Estruturando o futuro”. Já o município de Pinheiros foi o campeão da categoria Planejamento e Gestão Pública, com o projeto “ Pinheiros rumo ao desenvolvimento sustentável”. As propostas contribuíram para a implantação da usina de reciclagem de aterro de inertes, elaboração do planejamento estratégico do município, criação do programa municipal de educação tributária e fortalecimento da economia agrícola, entre diversas outras ações. Já o prefeito Neucimar Fraga, de Vila Velha, ficou com a Premiação Especial de Inclusão Produtiva.
O Prêmio
Ao todo, foram 42 prefeitos inscritos no Espírito Santo. Destes, 21 tiveram seus projetos habilitados e chegaram à fase final estadual do concurso. Esses prefeitos receberam um certificado de Prefeito Finalista da 7ª edição Os seis vencedores estaduais seguem para a etapa nacional, na qual concorrem, junto aos demais estados do país, a 12 prêmios. Além dos sete destaques temáticos, será premiado o melhor projeto de cada uma das cinco regiões do país.
A premiação nacional está prevista para 15 de maio, junto à marcha dos prefeitos, em Brasília. Os grandes vencedores receberão certificado, troféu e uma viagem técnica internacional para conhecer experiências de sucesso no apoio aos pequenos negócios. Os projetos que obtiverem 50% ou mais da pontuação máxima exigida receberão o Selo Prefeito Empreendedor – Finalista Nacional.
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreeendedor tem o objetivo de incentivar prefeituras a desenvolver políticas públicas voltadas para o segmento das MPE, além de reforçar a importância do empreendedorismo nas cidades. A premiação ocorre desde 2001, é bienal e já segue em sua 7ª edição.
Confira os vencedores:
Antônio Carlos Machado – Prefeitura de Pinheiros
Antônio Sérgio Alves Vidigal – Prefeitura de Serra
Carlos Roberto Casteglione Dias – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim:
Cleone Gomes do Nascimento – Prefeitura de Castelo
Helder Ignácio Salomão Prefeitura de Cariacica
João Carlos Coser – Prefeitura de Vitória
Neucimar Fraga – Prefeitura de Vila Velha – Prêmio Especial de Inclusão Produtiva
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Amanda Freitas / Larissa Fafá
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: karla.fonseca@es.sebrae.com.br
www.es.agenciasebrae.com.br