A taxa é obrigatória e quem deixar de fazer o pagamento até a data de vencimento cometerá infração gravíssima, no valor de R$ 191,54, e acumulará sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além da multa e da pontuação na CNH, o condutor pode ter o veículo guinchado, acarretando taxas de remoção e estadia em pátios credenciados.
O Documento Único de Arrecadação (DUA) é encaminhado à residência dos proprietários de veículos e pode ser pago em qualquer agência do Banestes, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Unibanco, Bancoob e Sicoob, até o dia estabelecido no calendário. O DUA pode ser emitido também via Internet, no site do Detran|ES, acessando o endereço (www.detran.es.gov.br).
O Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) é entregue na casa dos proprietários, em até cinco dias úteis após o pagamento do DUA. Quem não receber o CRLV deve se dirigir à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em que o veículo está registrado para retirar o documento.
Os proprietários de veículos que optarem por não pagar a taxa de postagem no valor de R$ 12,65 devem retirar um novo boleto na Ciretran. Neste caso, após o pagamento na rede bancária, eles devem voltar ao estabelecimento para obter o CRLV.
FOTO: Romero Mendonça/Secom