O Diretor Flávio Gava, da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado do Espírito Santo (ACS/PMBM/ES), representou a Diretoria da entidade na solenidade que marcou a passagem de comando da PMES, na noite de segunda-feira 10 de Outubro de 2011.
Na oportunidade, o coronel Ronalt Willian de Oliveira assumiu o comando durante cerimônia no Quartel do Comando Geral, em Maruípe, Vitória, que contou com a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Henrique Herkenhoff, entre outras autoridades. Willian assumiu a vaga do coronel Anselmo Lima.
Após a cerimônia, Flávio Gava conversou com o governador Renato Casagrande e com o secretário Henrique Herkenhoff. Aproveitou para agradecer aos dois pela nomeação do coronel Willian para o comando geral da Polícia Militar:
“Coloquei para o governador e para o secretário da Segurança que o coronel Ronalt Willian é um excelente oficial e tem tudo para fazer um grande comando”, destacou Flávio Gava.
“Também aproveitamos para agradecer o comando do coronel Anselmo Lima, que durante nove meses demonstrou firmeza e disposição para atender aos anseios da tropa”, completou o diretor da ACS/ES.
Em seu discurso de despedida, o coronel Anselmo Lima falou das conquistas e da quebra de paradigmas na Corporação:
“Experiências importantes foram vivenciadas ao longo da jornada. Podemos destacar o rompimento de paradigmas arraigados há várias décadas, quando nos reunimos para planejar ações policiais com os operadores, militantes dos Direitos Humanos e a Polícia Militar, todos engajados num único propósito: a preservação da dignidade humana, tanto dos policiais militares no desempenho de suas missões, quanto das pessoas envolvidas nas ações policiais”, frisou o coronel Anselmo.
Durante a solenidade, o ex-comandante geral ressaltou as ações desenvolvidas durante seu mandato. Uma delas foi a publicação da portaria nº 538/2011, que definiu normas para aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF) aos militares estaduais lesionados em serviço, possibilitando a eles frequentarem os cursos necessários à ascensão funcional.
“Conseguimos colocar em dia o calendário dos nossos cursos de qualificação profissional e ao final deste ano, a partir de dezembro, todos os militares terão concluído os cursos previstos para o exercício de 2011. Teremos praticamente todo o efetivo em condições de emprego durante a Operação Verão”, afirmou coronel Anselmo.
O ex-comandante geral mencionou também os resultados obtidos e atitudes colocadas em prática.
“Ao comparar o primeiro semestre de 2010 com o mesmo período de 2011, a Polícia Militar apreendeu 354,4% de entorpecentes a mais nesse último período, conseguindo elevar ainda em 48,51% o índice de armas de fogo apreendidas”.
“A proteção policial é um dos pilares do nosso programa de redução da criminalidade, e vamos trabalhar para continuar promovendo as melhorias necessárias para alcançarmos o aperfeiçoamento na atuação e a integração das nossas polícias”, destacou o governador, Renato Casagrande, sobre a importância da PMES no Programa Estado Presente.
Estiveram presentes também o vice governador Givaldo Vieira; secretário de Ações Estratégicas, André Garcia; secretário de Governo, Robson Leite; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Rodrigo Chamon; procurador geral de Justiça, Fernando Zardini, dentre outras autoridades civis e militares.