“Adeus ano velho, feliz ano novo…”. Todo começo de ano é exatamente igual: as pessoas analisam o que passou, fazem lista do que pretende fazer e começa a pensar e traçar planos. O objetivo é que tudo seja melhor, ou ao menos diferente do que ficou para trás. Mas, no meio do caminho, muitos abandonam os planos.
Não há nada de novo e nem de incomum nisso, mas bom mesmo é conseguir aquilo que almejamos. No entanto muitos não sabem como conseguir aquele emprego, fazer aquela viagem, comprar uma casa ou um simples computador. E, para a concretização de tantas metas é preciso disciplina.
Segundo o administrador Anderson Cavalcante, o grande problema é que as pessoas não sabem se planejar corretamente. “O brasileiro quer tudo na hora. Nem se quer planejou e já quer aquela coisa ou objeto”, afirma. “O mais importante é se perguntar qual o propósito da sua vida. Qual é a sua missão”, acrescente.
Por isso é necessário um ótimo plano de ação, para que seus planos se tornem realidade.Cavalcante ainda afirma que é preciso pensar em médio e longo prazo. “Não adianta querer aprender inglês se este curso não vai ser o que você realmente gosta. Se não vai te ajudar em conseguir aquela tão almejada promoção no trabalho. Quando se pensa no propósito a resposta não é tão simples. É preciso pensar bem no que se quer”.
A ansiedade de todo início de ano de fazer dieta, entrar na academia, cursar uma faculdade, o administrador diz que são os tipos de objetivos que mais fracassam em meados de fevereiro e março. “Não sabem o que querem ou não dão conta daquilo que escolheram e desistem. As pessoas ficam frustradas por não terem feito algo no ano que passou e querem recuperar tudo isso no ano novo. Mas isso não acontece”.
Um exemplo é o comerciante Willians Pimentel. “Eu entrei na academia no começo de 2010, mas acabei saindo na metade do ano. Tava fazendo faculdade de educação física e acabei trancando por falta de tempo e dinheiro também. Esse ano eu quero voltar para a faculdade. Já até fiz a matrícula. Espero continuar, mas vamos ver, né?! Já que já comecei outras vezes e não terminei”.
Pensar no custo e nos benefícios na hora de traçar metas
“Há coisas que nos aproximam dos nossos objetivos e outras que nos afastam. É preciso prestar atenção nisso. No processo de busca, é bom que a pessoa sinta orgulho. Por isso ela deve definir seu propósito pessoal e profissional. Para crescer na empresa você vai querer passar por cima dos outros? Espero que não. Isso porque é necessário o orgulho da conquista”. A explicação é do administrador Anderson Cavalcante.
Segundo ele, a dica para alcançar os objetivos é traçar metas. “Primeiro você define o que quer. Depois veja o valor disso. Então qual é o seu objetivo e traçar metas. Metas é diferente de objetivo porque meta tem números. Por exemplo: em 12 meses quero emagrecer 24 quilos. O objetivo é querer emagrecer”.
Ele ainda disse que é preciso responder as questões “O que?, Quando? Como? Onde? e Por que?”. E completou: Disciplina significa seguir a você mesmo. Então, disciplina para conquistar aquilo que quer. Querer uma casa e gastar dinheiro com o primeiro sapato, não vai dar certo. Busque priorizar. Comece a se obrigar a criar compromissos. Outra dica é criar uma agenda base zero. Não coloque as coisas do ano passado. Comece do zero. Isso vale para promoção no trabalho, vale para aquela viagem ou para aquela casa. Ou seja, para tudo”, disse Anderson.
Fonte: ESHOJE