Dados das estações meteorológicas do Centro de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), apontam que apenas nos dois primeiros dias deste mês, já choveu aproximadamente metade do previsto para novembro no Espírito Santo.
De acordo com Hugo Ramos, uma zona de convergência localizada na região do Espírito Santo entre duas massas de umidade – uma proveniente do Norte e outra do Sul do continente – estão influenciando o tempo no Estado desde o último domingo (31), e provocaram chuvas fortes em todo o Estado.
“Na última segunda (01) e terça-feira (02) foi registrado 110mm de chuva em Vitória e 130mm no município de Santa Teresa, sendo que a previsão do acumulado de chuvas para o mês é em média de 250mm no Estado”, afirma o meteorologista.
Hugo Ramos explica que o calor e a alta umidade favorecem a ocorrência de nuvens de tempestades e provocam chuvas de intensidade moderada a forte, que podem vir acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas.