A Comissão Provisória do PTB, que tem à frente o deputado estadual José Carlos Elias, coloca os adversários do ex-governador Paulo Hartung em posição privilegiada, reforçando o perfil opositor ao peemedebista. O ex-prefeito de Vila Velha Max Filho deve assumir a presidência do diretório municipal do partido, conseguindo um fortalecimento para construir sua candidatura à prefeitura em 2012.
Independentemente do resultado, o petebista volta ao cenário político do Estado, algo que não agrada ao ex-governador Paulo Hartung. Além disso, o pai do ex-prefeito, o ex-governador Max Mauro faz agora parte da Executiva Regional do partido, o que o recoloca também nas discussões políticas do Estado.
Esse reforço no discurso de oposição a Paulo Hartung poderá ser identificado na disputa eleitoral do próximo ano no município de Linhares. Elias deve disputar a eleição no município contra o atual prefeito, Guerino Zanon (PMDB), que é aliado de Hartung desde a eleição passada, quando venceu Elias nas urnas.
Desgastado politicamente e junto à população local, Zanon precisa do apoio do ex-governador para vencer. Mas, com a presença de Max Mauro ao lado de Elias, há quem acredite que Hartung não subiria no palanque de Zanon para evitar o embate com Max.
Durante seus dois mandatos no governo do Estado, Hartung buscou formas de isolar politicamente os Mauro, justamente para evitar o confronto. Quando Max Filho estava à frente da prefeitura de Vila Velha, sofreu com o cerco palaciano, que isolou a cidade. O cerco se fechou na eleição do ano passado, quando Max Filho disputou a eleição para a Câmara dos Deputados e Max Mauro a Assembleia.
Uma manobra palaciana desidratou a chapa federal em que Max Filho estava, o que o deixou fora da Câmara, embora seja o primeiro suplente de seu grupo. Já Max Mauro é o primeiro suplente do PTB na Assembleia. Caso José Carlos Elias vença o pleito em Linhares, no ano que vem, o ex-governador assumirá a cadeira.
A aproximação com Guerino Zanon pelo ex-governador visa a impedir que isso aconteça. Mas a preparação do PTB para o confronto em Linhares pode antecipar as críticas de Mauro a Hartung, por meio da disputa municipal, o que afastaria o ex-governador peemedebista do palanque de Zanon.
Fonte: séculodiario