O governador interino do Espírito Santo, Elcio Alvares (DEM), recebeu os deputados estaduais nesta terça-feira (16) para um almoço no Palácio Anchieta. Apesar de o encontro ser uma espécie de confraternização, a pauta sobre reforma administrativa com a extinção de cargos na Assembleia acabou entrando no cardápio do encontro.
De acordo com deputados que estiveram no encontro, antes do almoço ser servido Elcio reforçou a necessidade de se promover uma reforma na Casa e realizar concurso público para preencher vagas que hoje são ocupadas por funcionários comissionados.
Caso a reforma seja aprovada, cerca de 550 cargos passarão a ser efetivos e aproximadamente 275 vão acabar sendo extintos até a conclusão do concurso publico, que deve ser para as áreas de comunicação, taquigrafia, procuradoria e cargos de ensino básico e médio. Mas para que o concurso seja feito, é necessário que seja criado um projeto de lei e ser aprovação do plenário.
O assunto acabou causando certo desconforto durante o almoço, principalmente entre os parlamentares que foram reeleitos. Alguns acabaram manifestando a preocupação com a perda dos cargos comissionados.
O governador interino afirmou que foi um encontro muito agradável para reafirmar o propósito dos parlamentares com a manutenção da credibilidade da Assembleia diante da opinião pública. “Me senti feliz em receber os colegas aqui no Palácio. O gesto do governador Paulo Hartung não foi só uma homenagem a mim, mas também a todos os deputados”.
No cardápio preparado pelo cerimonial do Palácio foi servido de entrada torta capixaba e como prato principal moqueca. A sobremesa foi pêra recheada. Não houve bebida alcoólica durante o almoço.
Ao todo, foram ao encontro 18 parlamentares. Entre os faltosos estavam os deputados Paulo Folleto (PSB), Euclério Sampaio (PDT), Vandinho Leite (PR), Aparecida Denadai (PDT) e Reginaldo Almeida (PSC).
Fonte: Folha Vitória