A partir de hoje a Região Metropolitana da Grande Vitória será palco da maior vitrine da indústria brasileira e mundial de rochas ornamentais: a 33ª Feira Internacional do Mármore e Granito, que será realizada no Parque de Exposições Floriano Varejão, no Pavilhão de Carapina, na Serra.
A abertura oficial da feira, que conta com o apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), será às 17 horas, e contará com as presenças do governador Renato Casagrande, do vice Givaldo Vieira e do secretário do Turismo Alexandre Passos, entre outras autoridades representantes de vários segmentos políticos e empresariais.
A Vitória Stone Fair prossegue até sexta-fera (10), das 13 às 20 horas, com acesso do público até as 19 horas. O objetivo é incrementar o turismo de negócios no Espírito Santo. Nesta 33ª edição, a feira terá 400 empresas expositoras e receberá 24 mil visitantes, provenientes de mais de 65 países e 25 estados brasileiros, numa área de exposição de 35 mil metros quadrados.
O Espírito Santo é o maior Estado produtor de rochas ornamentais no Brasil e o Porto de Vitória é um dos mais importantes para o comércio marítimo, configurando a cidade como polo exportador do mármore e do granito produzidos no Brasil. Esta vocação voltada para o comércio internacional conferiu um dinamismo especial ao evento, que hoje ocupa a terceira posição de importância entre as feiras mundiais do setor.
“O evento conta com a participação de empresários e profissionais de outros estados brasileiros interessados e envolvidos com o setor, demonstrando considerável força de atração para a movimentação de negócios no mercado interno. Daí a importância do apoio do Governo do Estado, visando incrementar o turismo de negócios no Espírito Santo”, enfatiza o secretário do Turismo Alexandre Passos.
A feira – A feira agrega uma ampla gama de produtos e serviços integrantes da cadeia produtiva da construção civil, arquitetura e decoração, desenvolvimento de tecnologia, logística e comércio exterior, órgãos de fomento e apoio à atividade.
Seu fator de maior relevância consiste exatamente em proporcionar o intercâmbio das empresas que compõem o Arranjo Produtivo Local com atores do mercado mundial, criando um ambiente favorável à realização de novos negócios e parcerias, com importantes reflexos nas exportações brasileiras. As pedras brasileiras, por sua diversidade e famosas por sua exuberância e beleza, encantam os visitantes.
A Vitória Stone Fair resume a evolução da cadeia produtiva da indústria de rochas ornamentais brasileira, e se traduz em um marco, caracterizando-se como o maior evento brasileiro e mais expressivo do setor nas Américas, com ampla repercussão na mídia espontânea nacional e internacional.
História – A Feira Internacional do Mármore e Granito teve sua primeira edição em Cachoeiro de Itapemirim em 1989. A partir de 2003, ampliando a iniciativa pioneira, a feira também vem sendo realizada anualmente em Vitória, passando a atrair maior número de visitantes e expositores nacionais e internacionais.
Em 2011, 65 países estiveram presentes na Vitória Stone Fair: África do Sul, Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bermuda, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Croácia, Emirados Árabes, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Guatemala, Honduras, Hong Kong, Índia, Indonésia, Inglaterra, Irã, Irlanda, Israel, Itália, Jamaica, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, México, Moçambique, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia, Palestina, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Porto Rico, Portugal, Qatar, Romênia, Rússia, Síria, Suíça, Taiwan, Tanzânia, Trinidad e Tobago, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela, Vietnã.
FOTO: Arquivo/Secom