A nebulosidade formada nesta semana continua a influenciar o tempo no Estado neste fim de semana.
Neste domingo (13), a previsão é de pancadas de chuva em todas as regiões do Estado e os capixabas da Grande Vitória e do litoral Sul do Espírito Santo devem sofrer com chuvas intensas no decorrer do dia, que podem vir acompanhadas de rajadas de ventos fortes e descargas elétricas.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), áreas de instabilidade associadas ao calor e a alta umidade do ar mantêm o tempo instável em todo o Espírito Santo. As temperaturas devem variar entre 17°C e 26°C na Região Serrana e entre 19°C e 31°C nas demais regiões.
A nebulosidade formada nesta semana continua a influenciar o tempo no Estado neste fim de semana. Neste sábado (12), o tempo varia entre nublado a parcialmente nublado, com previsão de pancadas de chuvas em todas as regiões do Estado, sendo que, na Sul e Serrana as chuvas devem ser de intensidade moderada a forte. As temperaturas devem variar entre 17°C e 26°C na Região Serrana e entre 19°C e 31°C nas demais regiões.
“As chuvas previstas para todo o fim de semana devem ocorrer de forma localizada e podem vir acompanhadas de rajadas de ventos fortes, descargas elétricas e acumulados significativos de precipitação em um curto período de tempo e não se descarta uma eventual queda de granizo”, afirma a meteorologista do Incaper, Aline Oliver.
A tendência é que o tempo no Espírito Santo permaneça instável no inicio da próxima semana. Na segunda-feira (14) o tempo continua variando de nublado a parcialmente nublado, com previsão de chuva para todas as regiões do Estado. A partir da terça (15), as chuvas podem cessar em parte do Estado com exceção das regiões Norte, Nordeste e Noroeste.
Devido às chuvas contínuas ocorridas nos últimos dias na Região Sudeste do Brasil, o nível de alguns rios no Espírito Santo deve ficar elevado, o que contribui para a ocorrência de enchentes em alguns municípios. Recomenda-se o acompanhamento dos boletins de monitoramento hidrológico e caso haja necessidade, entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil para as devidas providências.