O governador Renato Casagrande entregou à população de Pinheiros, no extremo Norte Capixaba, três importantes intervenções que garantirão maior qualidade de vida aos moradores e o fortalecimento da economia do município, que tem na agricultura uma das principais alternativas de renda. Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (9), as famílias locais receberam 50 unidades habitacionais do Programa Nossa Casa, e acompanharam a inauguração do Mercado Municipal e de mais uma unidade da Farmácia Cidadã.
Os empreendimentos entregues na cidade totalizam investimento de R$ 2 milhões e fazem parte da proposta do Governo do Estado de proporcionar desenvolvimento e redução do déficit habitacional de forma mais igualitária em todas as regiões do Espírito Santo.
Casagrande chegou a Pinheiros acompanhado dos secretários de Estado da Agricultura, Enio Bergolli, e de Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado. Ainda estiveram presentes ao evento a diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES), Helena Zorzal, deputados estaduais, federais e integrantes da administração municipal, representada pelo prefeito Antônio da Emater.
“Aqui estamos entregando muito mais que obras, mas também promovendo a dignidade para as famílias, com um novo lar, onde todos podem ter uma chance de viver dignamente. Além disso, outros investimentos também vão garantir mais oportunidades para todos que vivem da cadeia da agricultura, dentro do nosso foco principal de atuação, na garantia de um desenvolvimento regional mais harmônico, com melhoria da qualidade de vida para os mais necessitados”, destacou o governador Renato Casagrande.
Casas Populares
Os primeiros a receberem os benefícios do Governo foram as famílias carentes do município, que ganharam mais 50 imóveis novos do Programa Nossa Casa. Os moradores viviam, até então, em condições inadequadas e pelo rendimento limitado, não possuíam condições de mudarem para ambientes mais seguros.
“Estou satisfeito de fazer parte de um Governo que tem compromisso com a população, principalmente a mais carente, e fico ainda mais satisfeito de poder entregar essas 50 casas, sem dúvida vamos entregar ainda mais no decorrer dos anos. O Objetivo do governo é sempre levar igualdade a todos. Parabéns à população pinherense e até a próxima”, disse o secretário Iranilson Casado.
Todos os selecionados receberam casas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área externa de serviço. As unidades foram construídas no Bairro Galileia com investimento próprio do Estado no valor de R$ 1.088.256,58. Além dessas residências, outras 65 estão em fase de execução e devem ser entregues em abril do ano que vem.
Entre os novos moradores, o sentimento era de felicidade. E o discurso das famílias era parecido, uma vez que, agora, todas poderão passar o Natal dentro da própria casa e ao lado da família. “Pra mim é a realização de um sonho. Tenho três filhos e meu Natal vai ser diferente este ano. Essa sensação é muito boa. E nem que for de carroça, já me mudo o quanto antes”, comemorou Marina Mendes dos Santos.
Quem também recebeu as chaves foi a cabeleireira Marta dos Santos, mãe de um jovem especial. Ela narra a emoção de viver no que é dela. “Estou muito feliz, pois lutei muito por isso. Meu Natal vai ser um dos melhores que já tive. Minha casa é o meu presente”.
Somente em 2011 já foram entregues mais de 1,2 mil unidades habitacionais. As entregas aconteceram de Norte a Sul do Espírito Santo, beneficiando famílias de Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, Iconha, Venda Nova do Imigrante, Água Doce do Norte, Ibatiba, Baixo Guandu, Ponto Belo, Mucurici, Boa Esperança, Pedro Canário, Cariacica, e Vila Velha.