O governador Renato Casagrande e o vice-governador Givaldo Vieira participaram da inauguração de duas subestações de energia de propriedade da EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, em São Mateus, na tarde desta sexta-feira (25).
Casagrande e Givaldo foram recebidos pelo presidente do Grupo EDP, Antônio Pita de Abreu, acompanhado do presidente da EDP Escelsa, Miguel Setas e do diretor vice-presidente, Agostinho Barreira. A cerimônia também contou com as participações dos secretários de Saúde, Tadeu Marino, de Governo, Robson Leite e do subsecretário da casa Civil, Valter de Paula, prefeitos de São Mateus, Boa Esperança, Nova Venécia, Jaguaré, além de deputados, vereadores e comunidade local.
Com um investimento de R$ 5,4 milhões, a EDP Escelsa colocou em operação as subestações de Distribuição Nova Aimorés, localizada em São Mateus, e de Boa Esperança, no município do mesmo nome. A previsão da empresa é de que aproximadamente 25 mil habitantes sejam beneficiados com o investimento.
Após a cerimônia oficial, o governador conheceu a “casa de comando” e visitou o pátio onde está instalada a subestação de São Mateus. “O Governo será parceiro de empresas como a EDP, que investem em infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da nossa população. Temos focos prioritários de atuação e fazer o desenvolvimento e as oportunidades chegarem a todas as regiões são os mais importantes. Estabilidade no fornecimento de energia e investimentos no setor são fatores que nos ajudam a impulsionar e dinamizar a economia local”, destacou o governador.
Hoje, a Região Norte capixaba está em franca evolução industrial com economia voltada para extração de petróleo, cafeicultura, produção de álcool e açúcar, pecuária de corte e leiteira, além de turismo, exigindo mais do sistema e tornando necessária a oferta de energia firme para atender a este aumento da demanda.
Nos últimos dois anos, com o apoio do Governo do Estado, a EDP Escelsa realizou diversas obras para atender os municípios do Norte e Noroeste do Estado, reforçando significativamente o sistema nestas regiões, com a construção de seis novas subestações nos municípios de Santa Leopoldina, Linhares, Aracruz (duas instalações), São Mateus e Boa Esperança.
Além disso, a Distribuidora ampliou outras 10 subestações na região, somando à rede mais 247 MVA de capacidade e adicionando 12 novos circuitos de 15KV, com um investimento de R$ 60 milhões direcionados para estas obras.
Para o vice-governador Givaldo Vieira, “o investimento feito nos dois municípios representa muito para o Estado e está em sintonia com o projeto do Governo de promover o desenvolvimento equilibrado em todas as regiões do Espírito Santo”.