O governador Renato Casagrande reuniu membros do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Coesad), na manhã desta segunda-feira (22), no Palácio Anchieta, para propor a criação de uma Coordenação Estadual Sobre Drogas, com a finalidade de estabelecer metas e cobrar resultados de todas as secretarias envolvidas com o tema.
Uma minuta do Projeto de Lei Complementar, que será encaminhado à Assembleia Legislativa, foi apresentada aos membros do Conselho. A proposta é encaminhar a matéria para apreciação dos deputados estaduais ainda na próxima semana, já com as alterações e sugestões propostas pelos conselheiros.
A composição da Coordenação, órgão administrativo que será ligado, a princípio, à Secretaria de Governo, contará com um coordenador e cinco gerências: de Estudos, Pesquisas e Avaliações, de Municipalização da Política Sobre Drogas, de Capacitação, Articulação e Mobilização, de Divulgação, e do Fundo Estadual sobre Drogas.
“Vamos criar uma coordenação com o papel de articular dentro e fora do Governo as nossas políticas contra as drogas, de atendimento e de atenção aos dependentes – tanto na prevenção quanto no tratamento e recuperação dessas pessoas. Haverá uma integração maior nas ações que já estão sendo desenvolvidas, agregadas numa única coordenação”, destacou o governador.
Articulação
A Coordenação terá um papel executivo, de articulação, e não de execução. Será um órgão responsável pela junção de todas as ações das secretarias de Governo, municípios e organizações sociais. Todas as atividades serão identificadas, organizadas e terão metas estabelecidas.
Outra proposta, com a criação da Coordenação Estadual Sobre Drogas, é haver um atendimento específico aos dependentes químicos em hospitais da rede estadual, tanto para urgência quanto para acompanhamento terapêutico em médio e longo prazos. Além disso, também deverão ser ampliadas as parcerias com instituições terapêuticas não-governamentais.
Representantes das secretarias de Justiça, Segurança, Educação, Saúde, Assistência, Cultura, Governo, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Tribunal de Justiça e da Polícia Federal compareceram à reunião.
Fonte: ESHOJE