O governador Renato Casagrande, acompanhado do vice, Givaldo Vieira e do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca Enio Bergoli, visitou na manhã desta quinta-feira (12) a Fazenda Experimental Veneza (Faeve), localizada em Nova Venécia. O local, que pertence à Cooperativa Agropecuária do Norte do Espírito Santo – Veneza, tem por objetivo a implantação de uma fazenda de pesquisa, que também sirva de propriedade modelo para os produtores visando a transferência de tecnologia de produção e de gerenciamento.
Participaram também da visita os secretários de Estado de Esporte, Vandinho Leite, de Comunicação, Sandra Cola, e de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado Pontes; os prefeitos de Nova Venécia, Wilson Luiz Venturim, e de Vila Pavão, Ivan Lauer; o gerente estadual de Pecuária, Pedro Cani, o presidente da Veneza, José Carnielli, dentre outras autoridades e cooperados.
Durante a visita, o presidente da cooperativa entregou ao governador e ao secretário de Agricultura, um projeto que detalha as atividades da Fazenda Experimental Veneza, juntamente com um pedido de investimento do Governo para aquisição de máquinas e equipamentos.
“Vamos continuar as parcerias de sucesso no Espírito Santo, seja com os municípios ou as cooperativas e associações que tanto contribuem para o desenvolvimento do Estado e com a geração de oportunidades. Vamos estudar as propostas da Veneza e buscar a melhor forma de atuação do Governo, com os técnicos da administração ou mesmo na busca por recursos para apoiar o investimento da cooperativa. Aqui enxergamos a oportunidade de termos uma grande área de desenvolvimento de tecnologias e de proteção aos recursos naturais, como no caso da cobertura florestal.”, destacou o governador.
O secretário Enio Bergoli destacou que uma das metas do Governo do Espírito Santo é incentivar o crescimento dos pequenos produtores capixabas. “O Governo, por meio da Seag, tem interesse na parceria com a cooperativa para que o pequeno produtor trabalhe para melhorar sua qualidade de vida e, ao mesmo tempo, auxiliar no desenvolvimento econômico”, afirmou.
O vice-governador Givaldo Vieira destacou a importância do investimento na qualificação profissional daqueles que produzem leite no Espírito Santo. “A fazenda experimental é uma iniciativa inovadora, que trabalha no sentido de qualificar os pequenos produtores, que são maioria na cooperativa, além de ajudar a desenvolver tecnologias que aprimoram a produção. O Governo não só aplaude, como se compromete, por meio da Secretaria de Agricultura, a apoiar essas boas iniciativas no Estado”, salientou.
“Nossa cooperativa tem uma grande responsabilidade social com o Norte do Estado, e por isso esperamos realizar na propriedade ‘Dia de Campo’ e outras atividades voltadas para nossos cooperados a fim de desenvolver ainda mais nossa bacia de leite, gerar emprego e renda, além de garantir a fixação do homem no campo”, apontou o presidente da Veneza José Carnielli.
Produção
No Estado há atualmente um rebanho de 250 mil vacas ordenhadas, o que gera uma média de 1,23 milhão de litros de leite por dia. Por meio do Programa Especial de Melhoramento Genético da Pecuária de Leite do Espírito Santo, a Seag desenvolve ações como melhoramento genético, implantação do laboratório de qualidade de leite, distribuição de 258 resfriadores de leite, combate e erradicação da brucelose e treinamento de trabalhadores, entre outras. Apenas em 2010, foram investidos mais de R$ 7 milhões em pecuária de leite.
Fonte: SECOM