Mais de 500 agricultores familiares de São Gabriel da Palha e municípios vizinhos participaram da cerimônia de inauguração do Mercado Popular de Alimentos, na última quarta (09).
A ação do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, de instalar o mercado, vai incentivar a diversificação da produção agrícola e o estreitamento dos canais de comercialização entre produtores e consumidores.
A principal parceiria é da Associação de Pequenos Agricultores do Estado do Espírito Santo (Apagees), e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que vai ter oportunizar aos agricultores vender seus produtos no Mercado Popular.
A Prefeitura de São Gabriel da Palha também participou entregando o mobiliário, uma PICK-UP e duas motos para ajudar no transporte e comercialização dos produtos. Com a inauguração do espaço serão beneficiados os agricultores de base familiar não só de São Gabriel da Palha, mas de outros municípios como, Nova Venécia, Águia Branca, Vila Valério, São Domingos do Norte e Pancas.
Para a Prefeita de São Gabriel da Palha, Raquel Lessa, o espaço vai fortalecer a economia do município e gerar um mercado consumidor local. “A diversificação da produção agrícola é um dos objetivos de São Gabriel da Palha já que o café, que é o produto mais cultivado na região, tem a produção anual, ao contrário das frutas, verduras e legumes que geram renda durante todo o ano”, afirmou Raquel.
Além da Prefeita Raquel, participaram da cerimônia de inauguração o vice-governador Givaldo Vieira, o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli,o deputado estadual Dr. Henrique Vargas dentre outras autoridades, além centenas de pessoas, entre agricultores, moradores da região, lideranças comunitárias e religiosas.
“Hoje é um dia de festa para nós, que estamos esperando a abertura desse comércio há alguns anos. A proposta do mercado valoriza o agricultor que vai ter acesso ao local onde serão comercializados seus produtos com uma estrutura digna, preocupada com a qualidade do alimento e com a saúde do consumidor. O produtor está de parabéns por esse momento festivo”, disse Mário Lúcio Cordeiro, coordenador da Apagees.