Os bancários de todo o Espírito Santo vão cruzar os braços nesta terça-feira (18) em todo o Espírito Santo por tempo indeterminado. A paralisação deve atingir também os caixas eletrônicos que ficam localizados dentro das agências no interior e na Grande Vitória.
A paralisação é uma orientação do Comando Nacional dos Bancários em resposta à posição da Fenaban que, na negociação do dia 4 de setembro, não cumpriu o acordo de apresentar nova proposta aos trabalhadores. Os bancários consideraram insatisfatório o índice de reajuste salarial proposto pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) – apenas 6% – e também querem avanços na negociação de outras reivindicações, como por exemplo, mudanças no plano de saúde e mais segurança para clientes e funcionários.
De acordo com o coordenador da categoria no Espírito Santo, Carlos Pereira Araújo, o Carlão, o funcionamento dos caixas eletrônicos durante o dia vai depender do tamanho de cada agência. O acesso aos terminais só será liberado totalmente a partir das 16 horas. Quem precisar pagar contas deve procurar as casas lotéricas ou utilizar a Internet.
Segundo Carlão, os bancários estarão nas agências para orientar a população sobre os rumos da greve e as principais reivindicações da categoria. Durante a greve, somente os serviços de compensação de cheques serão mantidos pelos bancários nas agências.
Além do reajuste salarial, os trabalhadores pleiteiam mudanças na participação nos lucros e resultados (PLR) e em outras questões econômicas. A proposta da Fenaban foi de PLR de 90% do salário acrescido de valor fixo de R$ 1.484,00, podendo chegar a 2,2 salários de cada empregado. A reivindicação dos bancários à Fenaban é de PLR de três salários mais R$ 4.961,25 de parcela fixa.
Fonte: Folha Vitória