Prestes a sofrer mais uma derrota política em 2010, desta vez no âmbito do Legislativo municipal, o prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), que nas últimas eleições viu seus principais adversários comemorarem vitória nas urnas, deverá apostar em mudanças no primeiro escalão de seu governo visando ganhar forças para o próximo pleito eleitoral.
O quadro desfavorável na disputa da câmara deverá apressar Guerino a promover as alterações. As mudanças devem ocorrer nas secretarias de Administração; Obras; Ação Social; Serviços Urbanos e Turismo. O prefeito não retornou o contato para comentar o assunto.
Se a eleição para eleger o próximo presidente da câmara acontecesse hoje, fatalmente Guerino seria derrotado. Seu candidato, o atual presidente, Ivan Salvador (PMDB), que perdeu a eleição para deputado estadual, contaria apenas com quatro, incluindo o dele, dos 11 votos da Casa. Os outros seis parlamentares estão fechados com o médico José Cardia (DEM), que não abre mão da candidatura. “Eu nunca vi um grupo tão fechado como o nosso. Parecemos sete irmãos”, disse Cardia.
O embate entre Cardia e Ivan, o principal aliado de Guerino na Casa, apesar de indicar o enfraquecimento político do prefeito não pode ser interpretado como fortalecimento da oposição. Afinal, o médico atua como líder do governo na Casa e alguns dos votos que lhe garantiriam a eleição são de aliados do prefeito.
Não seria interessante para Guerino, entretanto, na reta final em direção às próximas eleições municipais, ter como presidente da Casa um político com trânsito junto aos grupos adversários. O próprio Cardia admite manter laços de amizades com José Carlos Elias (PTB), arque-inimigo do prefeito e com Nozinho Corrêa, outro tradicional adversário dos pleitos municipais.
Vereadores cotados para equipe
O secretário de Administração, Amantino Pereira Paiva, por exemplo, poderá retornar para a câmara enquanto Ivan Salvador, prestes a perder a presidência do Legislativo, ocuparia o cargo de secretário de Obras, função que exerceu no mandato anterior do peemedebista. Comenta-se ainda que Guerino teria convidado o vereador Gelson Suave, voto certo a favor de José Cardia à presidência da câmara, para a Secretaria de Ação Social e que o mesmo teria recusado. Mas as mudanças na equipe deverão ser influenciadas ainda por razões fora do âmbito do Legislativo. As mudanças poderão se estender ainda às secretarias de Serviços Urbanos, Turismo e outras.
A Gazeta
Zenilton Custódio
Linhares