Uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura Municipal de São Domingos do Norte tem incentivado a produção de laranja no município. Foram distribuídas quatro mil mudas da fruta para 53 produtores rurais, nas variedades pêra rio, folha murcha e bahia, a um preço mais acessível que a média praticada pelo mercado da região. As mudas são oriundas de Santa Leopoldina, com Certificado Fitossanitário de Origem (CFO).
A previsão é de que novas distribuições sejam realizadas nos meses de dezembro de 2011 e fevereiro de 2012. O extensionista do Incaper, Célio Roberto Cuquetto, destaca que as mudas foram produzidas em um viveiro assistido pelo Instituto. “O preço comum chega a R$ 15,00 por muda. Conseguimos fazer com que o produtor tivesse acesso a um valor até cinco vezes menor que o preço médio e a um material de qualidade, acompanhado pela assistência técnica do Incaper. Com o incentivo a essa cultura em São Domingos do Norte, proporcionamos uma forma de diversificar a produção agrícola do município e oferecer uma fonte de renda extra aos pequenos produtores de base familiar”, disse.
Célio Cuquetto acrescenta que a laranja é uma fruta de ampla comercialização inclusive nas Centrais de Abastecimento (Ceasa), programas governamentais – como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), restaurantes, lanchonetes, entre outros segmentos do mercado.
O produtor Joventino Pereira Francoso, da comunidade Córrego Feio, foi um dos beneficiados. Ele comprou 50 mudas, sendo que há cinco meses já havia adquirido 200 mudas também por meio da parceria. “Na minha propriedade, tenho preferência pelo cultivo de frutas. E a laranja é fácil de comercializar, pois tenho várias opções de locais para vender. Esse apoio que recebemos com a parceria não só nos ajudou no âmbito financeiro, mas nos deu a segurança de que compramos plantas de qualidade. As mudas que comprei há cinco meses estão se desenvolvendo muito bem e alguns pés já estão com flores”, comentou Joventino.
Outro produtor rural do município, Jairo Bori, pretende diversificar a produção da propriedade com o plantio de laranja e cacau. “Fiz o pedido de 200 mudas, que deve chegar em dezembro, se possível pretendo solicitar mais 500 mudas até meados do ano que vem. A intenção é diversificar minha produção em pelo menos três culturas, café, laranja e cacau”, explica.
Os interessados em adquirir as mudas de laranja pelo preço reduzido devem entrar em contato com o Escritório Local do Incaper em São Domingos do Norte, pelo telefone (27) 3742-1233. Até o momento, já foram cadastradas cinco mil mudas.