Um evento da Igreja Cristã Maranata, previsto para receber cerca de 150 mil fiéis, será realizado neste domingo (10), na Praça do Papa, em Vitória. O encontro irá comemorar os 45 anos da igreja e, para reunir membros de todo o país, mais de 2 mil ônibus deverão chegar a Vitória a partir das 12 horas do mesmo dia.
O trecho da avenida Nossa Senhora dos Navegantes em frente à praça será interditado para acomodar os participantes. Para organizar toda a frota, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e a Guarda Municipal elaboraram um planejamento para o desembarque e estacionamento dos ônibus utilizados para o transporte dos religiosos.
Na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, o trânsito será bloqueado ao meio-dia, a partir do entroncamento com a avenida Leitão da Silva até o Palácio do Café. Os motoristas que estiverem indo em direção à praia de Camburi deverão fazer o contorno em direção à Leitão da Silva ou à rua Ferreira Coelho. Nas áreas próximas à praça, o trânsito será permitido apenas para moradores locais.
A partir das 15 horas, a avenida Nossa Senhora dos Navegantes será interditada para os motoristas que vão em direção ao Centro, logo na entrada do Palácio do Café. O contorno deverá ser feito pela rua Clóvis Machado, que dá acesso à Terceira Ponte, e acessar a avenida João Baptista Parra (em frente ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado) para deixar a Praia do Suá. Todas as vias serão liberadas à meia-noite.
Segundo o gerente de trânsito da Guarda Municipal, Rodrigo Gomes Có, a partir do meio-dia, os ônibus deverão chegar em Vitória e vão impactar alguns dos principais corredores da cidade, como as avenidas Beira-Mar, Fernando Ferrari, Leitão da Silva, Dante Michelini e César Hilal. “Em muitas dessas vias, os ônibus deverão ocupar uma faixa para estacionamento. Os condutores poderão buscar vias alternativas, como a Serafim Derenze e avenida Maruípe”, explicou o gerente.
O desembarque dos ônibus ocorrerá em quatro pontos diferentes da cidade: na avenida Beira-Mar, em frente ao Instituto Braile, na Leitão da Silva, em frente ao Hortifruti, na rua João Batista Parra, em frente ao prédio do TRE, e atrás do Shopping Vitória.
Os ônibus ficarão estacionados na Ufes, no terreno atrás do Shopping Vitória e em algumas avenidas da capital. Nas vias públicas, apenas a faixa da direita será destinada para o estacionamento dos ônibus. As avenidas liberadas para estacionamento são: Dante Michelini, entre a Adalberto Simão Nader e Norte-Sul, a própria avenida Norte Sul, a Beira-Mar (do Forte São João até o Instituto Braile) e a Leitão da Silva, entre a Beira-Mar e Cesár Hilal.