Até o dia 31 de dezembro o recurso para reforma e ampliação do Hospital Dr. Fernando Serra está mantido pelo governador Renato Casagrande.
Após matéria veiculada na internet na qual deputada estadual eleita Raquel Lessa (SD), disse que o dinheiro estimado em quase 3 milhões de reais do Governo do Estado para a reforma e ampliação do Hospital Dr. Fernando Serra foi perdido, o prefeito Henrique Vargas defendeu sua administração durante coletiva com a imprensa.
Henrique Vargas explicou que desde que assumiu o mandato de deputado e também a Prefeitura de São Gabriel da Palha, tem buscado recursos com deputados e parcerias com os Governos Estadual e Federal para a reforma, ampliação e estruturação do hospital que é uma entidade filantrópica.
O prefeito foi responsável pela inclusão do Hospital na Rede Urgência e Emergência do Governo Federal, que vai repassar 1,2 milhão para abertura de leitos. Ainda segundo o prefeito, o valor do recurso totalizando quase 3 milhões está mantido e disponível pelo atual governador até o dia 31 de dezembro, e que o convênio ainda não foi assinado devido a falta de uma certidão negativa trabalhista que é de responsabilidade do Hospital a sua emissão.
“ Desde que entrei na vida pública tenho trabalhado para essa reforma e ampliação do Fernando Serra, quero muito melhorar a saúde do nosso município, principalmente o atendimento no Hospital Dr. Fernando Serra, prova disso é o aumento de repasse financeiro que chega a R$ 243 mil por mês, a inclusão do Hospital na rede urgência e emergência do governo Federal e a viabilização junto a presidência do hospital com o deputado federal Paulo Foletto, que destinou emenda parlamentar de R$ 800 mil reais para o hospital.
O prefeito ressaltou ainda que depende do próximo governador a continuidade dessa parceria entre Hospital, Prefeitura e Estado, para que faça a liberação da verba financeira para a então assinatura do convênio de reforma do Hospital , tendo em vista que todas as fases do processo foram cumpridas como projetos arquitetônicos e estruturais que se encontram na PGE – Procuradoria Geral do Estado.