Mesmo com o pedido de candidatura indeferido, Dr. Luiz Pereira pode continuar na eleição através de recurso eleitoral.
Por Letícia Alvarenga – Barrado pela Justiça Eleitoral, o candidato a prefeito por São Gabriel da Palha Dr. Luiz Pereira do Nascimento pode não continuar na chapa pela disputa da prefeitura.Ontem dia 30, foi divulgada oficialmente pelo site do TSE a decisão da justiça eleitoral que indeferiu o pedido do registro de sua candidatura.
De acordo com o a decisão Luiz Pereira teve suas contas julgadas irregulares pelo TCU – Tribunal de Contas da União, referentes a aplicação de recursos transferidos á Prefeitura de São Gabriel da Palha pela Fundação Nacional de saúde (Funasa), através do convenio nº 115/96 para a construção de uma rede coletora de esgoto sanitário ás margens do Córrego São Gabriel.
O ex-prefeito foi condenado a devolver R$ 80 mil aos cofres do município; o seu sucessor, o também ex-prefeito Paulo Lessa e a empresa Pavicon – Pavimentações e Construções LTDA também aparecem no mesmo processo. De acordo com o Tribunal de Contas da União o acórdão transitou em julgado em 2005; Luiz sofre as penalidades da Lei complementar 64/90; já com a redação alterada da Lei complementar 135/2010, ou seja, a Lei da Ficha Limpa.
Sobre o indeferimento da candidatura, segundo a justiça ainda cabe recurso ao TRE, o candidato pode continuar na disputa podendo a qualquer momento ter o recurso eleitoral recusado, ou optar pela substituição da chapa. Caso não haja uma substituição e o candidato Luiz Pereira venha ser eleito, e seu recurso for negado em última instância pela Justiça, Luiz poderá não assumir o mandato.
Caso houver substituição, Dauri Tamanhão poderá ser o candidato a Prefeito no lugar de Dr. Luiz Pereira
O candidato a vice-prefeito Dauri Tamanhão (PT) da chapa de Dr. Luiz Pereira do Nascimento (PP) de São Gabriel da Palha, poderá ser o candidato a prefeito nessas eleições; de acordo com informações do Cartório Eleitoral de São Gabriel da Palha, a Juíza Eleitoral Dra. Emilia Lourenço Coutinho, responsável pela 37ª zona eleitoral indeferiu no último dia 30, o pedido de registro da candidatura do candidato a prefeito Dr. Luiz Pereira do Nascimento.
Além de Dauri Tamanhão na Coligação de Luiz que é formada pelos partidos PP, PT, PSDB, PSDC e PV; existem os nomes de Ricardo Ximenes (PV) e do Professor José Mauri (PSDB) que possivelmente podem ocupar a chapa de Luiz Pereira, se houver uma substituição.
Em nota divulgada no seu perfil oficial do facebook, o candidato Dr. Luiz Pereira disse que vai continuar na disputa mesmo com recurso, Luiz citou que vem sofrendo perseguição política, segundo o candidato ele está sendo julgado por uma obra que começou no final do seu mandato em 1996, porém com o fim do mandato não houve tempo de conclusão da obra, o seu sucessor Paulo Lessa resolveu deixar a obra inacabada mesmo o dinheiro sendo deixado nos cofres públicos para término da mesma quando assumiu a prefeitura em 1997.
Luiz Pereira citou que recentemente foi publicada uma matéria também no facebook, alegando gastos em honorários com o advogado Dr. Luciano Ceotto, “quero deixar claro que isto nunca aconteceu, visto que meu advogado é Dr. Antônio Augusto Genelhú somente. E sobre o mesmo, é válido lembrar que além de advogado, é também um grande amigo meu e natural também de São Gabriel da Palha. Vendo as necessidades que a cidade vem apresentando em muitos setores, esta fazendo questão de não me cobrar por seu honorário neste processo” esclareceu Luiz Pereira.
Com relação ao valor excessivo dos gastos divulgados, o candidato disse que até o presente momento não precisou fazer, “porém, se preciso for, sou capaz de gastar o que foi dito e muito mais, não por “rixa-politica”,mas porque estou vendo a algum tempo que nossa cidade pede urgentemente mudança em muitas áreas, e se eleito for, não tenho dúvidas que as farei” explicou o candidato.