O Ministério Púbico do Estado do Espírito Santo, por meio da Promotoria de Justiça Civil de Mantenópolis ajuizou ação por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Mantenópolis Eduardo carneiro (PT). A ação é em face de suspeitas quanto a possíveis condutas ilícitas de todos os membros da comissão permanente, de licitação da Prefeitura Municipal de Mantenópolis, diante dos quais falsificações de documentos do procedimento licitatório na modalidade de tomada de preços, visando à contratação de empresas para a construção da quadra de esportes no bairro Bela Vista em Mantenópolis.
Durante reunião ordinária da Câmara Municipal o assunto foi muito polêmico, mas comentado apenas por dois vereadores da oposição, Elza Borges Kerr e Jorjão. Elza usou a tribuna, onde leu o documento do Ministério Público e taxativamente exigiu que diante de suspeitas tão graves, a Câmara de vereadores não deve permanecer omissa e precisa cumprir com o dever de Legislativo e fiscalizar o poder Executivo. O vereador Jorjão pediu firmeza daquela casa diante dos fatos.
O vereador Varly Lima, usou a tribuna como sempre faz em todas as reuniões, mas não falou do assunto, apenas de uma festa, da qual participou, comemorando bodas de ouro de um casal do interior do município e exaltou a política. Elza e Jorjão reclamaram do silêncio de Varly Lima sobre as suspeitas de condutas ilícitas do Executivo e disseram que Varly desviou o assunto. Provavelmente será ainda criada uma CPI para investigar ato de improbidade administrativa do prefeito Municipal de Mantenópolis.