Passageiros do cruzeiro Ibero Grand Holiday, que está atracado no Porto de Vitória, acordaram assustados por volta das 5h00. Segundo eles, os momentos de pânico vieram quando os pertences começaram a cair nas cabines, seguido de um barulho de outras coisas despencando. De acordo com um passageiro da embarcação, após vários minutos de pânico, o comandante do navio disse que desviou de um barco para evitar uma colisão.
O transatlântico Grand Holiday permanecerá no Porto de Vitória, nesta quinta-feira (19), das 12h às 19 h. Esta será a quinta escala na temporada 2011/2012. O navio tem capacidade para 1.850 passageiros e 615 tripulantes. A previsão é que 600 pessoas embarquem nesta escala.
O Grand Holiday vem de Salvador e, de Vitória, zarpa para Búzios e Rio de Janeiro. O navio pesa 46 toneladas, tem 222 metros de comprimento e viaja a 21 nós. São 730 cabines, três piscinas, sendo uma infantil, além de três jacuzzi. No total, até abril próximo, quatro navios farão 15 escalas em Vitória. As embarcações trarão à capital 34.128 passageiros e 7.828 tripulantes.
Naufrágio na Itália
Esta semana foi marcada por um acidente grave com o navio Costa Concordia que naufragou na região italiana da Toscana. No ocorrido, cinco pessoas morreram, 15 ainda estão desaparecidas e mais de 60 pessoas ficaram feridas. As equipes de socorro têm poucas esperanças de encontrar outros sobreviventes.
Mais de 4,2 mil pessoas, de 60 nacionalidades, das quais 53 eram brasileiros estavam a bordo na hora do acidente na noite de sexta (13) para sábado (14). A maioria dos passageiros era formada por italianos, franceses e alemães. Dos 53 brasileiros, 47 eram passageiros e seis tripulantes. Segundo o Itamaraty, todos os brasileiros sobreviveram.