QUASE 55% DOS MUNICÍPIOS DO ESPÍRITO SANTO TÊM SITUAÇÃO FISCAL BOA OU EXCELENTE
A maioria dos municípios do estado do Espírito Santo foi avaliada em situação excelente ou boa no que diz respeito à eficiência na gestão orçamentária das prefeituras. É o caso de 42 cidades (54,5% dos municípios investigados).
Dos 500 maiores desempenhos do Brasil, 11 são do estado. Dos 100 melhores, três municípios são capixabas. Os dados são do IFGF (Índice FIRJAN de Gestão Fiscal), criado pelo Sistema FIRJAN para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros.
Em sua primeira edição e com periodicidade anual, o IFGF traz dados de 2010 e informações comparativas com os anos de 2006 até 2009. O estudo é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional.
São Gabriel da Palha foi a cidade da região Noroeste que melhor posição ocupou no ranking, 13º a nível de estado e 587º a nível de Brasil, alcançando um Conceito B.
De acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), em sua primeira edição, o índice foi elaborado com dados oficiais da Secretaria do Tesouro Nacional. Entre os quesitos avaliados estão receita própria: capacidade de arrecadação da cidade; gasto com pessoal: grau de rigidez no Orçamento; Liquidez: utilização do artifício dos restos a pagar sem cobertura; Investimentos: capacidade de investimentos; e Custo da Dívida: custo da dívida em longo prazo.
A partir destes quesitos, criou-se uma pontuação que varia entre 0 e 1, onde quanto mais perto de 1, melhor a gestão fiscal. Esta pontuação também foi divida entre conceitos de A a D, em que A é considera Gestão de Excelência e D é Gestão Crítica.
No ranking capixaba, três municípios conseguiram acima de 0,8001 pontos e conquistaram Conceito A – Gestão de Excelência; 39 obtiveram pontos entre 0,6001 e 0,8 e tiveram classificação Conceito B – Boa Gestão; 31 atingiram pontuação entre 0,4001 e 0,6 e foram avaliados como Conceito C – Gestão em Dificuldades; e 3 foram avaliados com Conceito D – Gestão Crítica – com pontuação inferior a 0,4 pontos. 77 cidades capixabas foram avaliadas e São Gabriel da Palha atingiu 0, 7108 pontos.
Informações à imprensa:
Prefeitura de São Gabriel da Palha
Assessoria de Comunicação
Marcos Antonio Burgarelli