O município de Nova Venécia, no Noroeste do Estado, vai passar o fim de semana sem prefeito. Oficialmente, ninguém assumiu a prefeitura depois que o chefe do Executivo Wilson Venturim, o Japonês (PP), foi afastado do cargo por supostas irregularidades na doação de um terreno a uma empresa. O prefeito foi notificado da decisão na última quarta-feira, 14.
Até a tarde de ontem, o vice-prefeito Antônio Ismael Ambrosino (PTB) não havia assumido o cargo. Sem prefeito, os atos e processos que correm no gabinete estão paralisados. Mas segundo a assessoria, a prefeitura funciona normalmente.
Segundo Pablo Farias, assessor do juiz Marcelo Fernandes – responsável pelo afastamento do Japonês – é automático que o vice-prefeito assuma assim que o prefeito seja afastado. “A própria lei orgânica do município já determina que, em caso de impedimento, o vice deve substituir”.
Já o presidente da Câmara de Nova Venécia, Flaminio Grillo (PSDC), afirma que não recebeu nenhuma notificação oficial quanto ao caso e, por isso, não se posicionou.
Japonês já entrou com um recurso no Tribunal de Justiça do Estado (TJES). O desembargador Namyr Carlos de Souza, relator do recurso, ainda não decidiu sobre o futuro do prefeito.
Fonte: Gazeta Onlins
Patrik Camporez
São Mateus