NOTA: OPERAÇÃO “MAANAIM – Este é o Exército de Deus” OPERAÇÃO INTEGRADA PM e PC
Na ultima sexta-feira (12/07/2013) iniciou uma Operação Policial Integrada PM e PC, comandada pelo Coronel PM Ricardo Barcellos, Comandante do Policiamento Ostensivo da Região Norte (CPON) e pelo Delegado de Polícia Civil, Drº Marco Lorenço. A Operação que foi denominada “Maanain: Este é o Exército de Deus” teve inicio na sexta-feira e só terminou às 07 horas da manhã deste domingo (14/07), e contou com a participação de 1030 policiais militares, 51 policiais civis e mais de 330 viaturas.
A Operação Maanain atuou em todos os 38 municípios do norte/noroeste do Estado e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Batalhão de Missões Especiais, Batalhão de Policia Ambiental, ROTAM, Batalhão de Policia de Trânsito, comissários de menores, conselhos tutelares, além do apoio de agentes municipais dos municípios envolvidos.
Durante a Operação foram detidas 116 pessoas, sendo que entre os detidos há uma mulher no 8º mês de gravides e ainda 17 adolescentes envolvidos no tráfico de drogas e porte ilegal de armas. Foram apreendidas 13 armas de fogo, sendo uma arma caneta cal. 22 e 92 munições de diversos calibres, quase 02 quilos de droga (1,695 kg de maconha, 108 gramas de cocaína e 105 gramas de crack), além de 557 buchas de maconha, 393 papelotes de cocaína e 72 pedras de crack.
Uma quantia de R$ 14.129,00 em espécie e R$ 90,00 em cheque foram apreendidas; foram recolhidas 20.808 unidades de cd e dvd pirateados, 305 relógios falsificados e 19 aparelhos de celular, além de 03 máquinas caça níqueis.
Ainda entre o material apreendido há 10 pássaros silvestres: 06 canários, 04 trinca-ferros. Na fiscalização de trânsito mais de 6200 veículos foram abordados, destes, 161 foram apreendidos e levados aos pátios do DETRAN, ainda confeccionadas 567 autos de infração e 32 CNH foram recolhidas.
Em relação à fiscalização de bares, foram vistoriados 48 estabelecimentos com apoio de agentes municipais, sendo que 06 deles foram fechados por irregularidades, como a falta de Alvará da Vigilância Sanitária e outras irregularidades.
Operações desse tipo têm sido uma constante na área do CPO-Norte o que tem colaborado para a redução dos índices de homicídios e outros crimes, como o tráfico de drogas e a comercialização de produtos falsificados na região. E, segundo o Coronel Rubens Ricardo Maciel Barcellos, Comandante da Polícia Ostensiva da Região Norte, haverá outras ações desse tipo, priorizando cada vez mais a segurança do cidadão.
RUBENS RICARDO MACIEL BARCELLOS – CEL QOC
Comandante do CPO-N