Durante entrevista coletiva à imprensa francisquense em sua residência às 15h desta quarta-feira, (23), o conselheiro aposentado Enivaldo dos Anjos deixou claro que não é pré-candidato a prefeito de Barra de São Francisco/ES e divulgou o resultado da reunião ocorrida durante a manhã, com a participação de presidentes de partidos políticos aptos a concorrer nas próximas eleições.
Da reunião participaram representantes do PDT, PT, PRTB, PPS, PSC, PR, PMDB, PRB e PSD. O representante do PSB não compareceu, mas justificou a ausência.
Na oportunidade Enivaldo dos Anjos informou que tem conversado com os representantes dos 10 partidos e também com o deputado Luciano Pereira, que é pré-candidato pelo DEM e único que já tem uma definição de partidos que apóiam sua candidatura: DEM, PTB, PRN, PV, PC do B, PT do B, PTN, PMN, PSDB.
Disse ainda Enivaldo, que durante a reunião, informou aos presentes que o deputado Luciano estava disposto a compor com esses partidos, para que indiquem o vice e, com isso, fosse lançada uma candidatura de união, a exemplo da que vem propondo desde outubro do ano passado.
“Seria em tese uma candidatura de união, com a participação de 20 partidos unidos em prol do município. Mas existem partidos que não aceitam essa composição e pretendem lançar candidatos próprios”, explicou o ex-conselheiro.
Segundo Enivaldo a reunião foi proveitosa e no final ficou decidido que os representantes dos 10 partidos farão uma audiência com o governador e com o vice-governador, para saber que caminho tomar.
“São partidos tradicionais, com representatividade, independentes, que têm prefeito, vice-prefeito e vereadores e não podem ficar fora do processo eleitoral. São partidos que merecem ser ouvidos e por isso todos apoiaram a audiência com o governador, que poderá acontecer já no próximo sábado, quando ele estiver em Águia Branca”, salientou.
Ficou também decidido na reunião, que será realizada uma reunião no próximo dia 31, às 10h, na Associação Recreativa de Barra de São Francisco (antiga Associação Banestes). Para essa reunião serão convidados todos os 20 partidos do município e a população francisquense.
Enivaldo salienta que “nessa reunião, que será a última tentativa de uma candidatura de consenso, todos terão direito a expor suas opiniões, e caso a discussão evolua, desse encontro poderá sair um consenso para a candidatura de Luciano ou de outro dos demais pré-candidatos já existentes, ou até mesmo um consenso sobre a candidatura de alguém que ainda não tenha sido apresentado”.
Até o momento os pré-candidatos já conhecidos são Luciano Pereira, do DEM; pastor Renato, PRB; Paulinho Caipora, PMDB; Aloísio Ribeiro Alves, PDT; Alencar Marim, PT; e o PSB, que poderá ter como pré-candidatos Chiquinho, Silvestre do Sindicato ou o próprio Bofe, presidente o partido.
Texto: Elan Drumond
Foto O Trovão