A jovem JBS era uma das pessoas de um grupo que estavam esperando desde a noite anterior e deitada na calçada sobre colchonetes para fazer a identidade e falou a reportagem Gazeta do Norte de como ela que é de São Gabriel da Palha vê esta situação em Mantena. “Bem a gente chega aqui muito cedo não tem lugar para ficarmos, nós dormimos em calçadas e não há uma organização de senhas de quem chega primeiro ter o direito de ser atendido na ordem, por exemplo, nós chegamos sexta feira passada as quatro horas da manhã e pessoas que chegaram as seis horas passavam na frente.
Os alunos da região aqui chegam de oito a dez horas da manhã e tomam o nosso lugar. Já perdemos a viagem uma vez, agora viemos na quinta feira às 23:30 horas, dormimos na rua e apesar de estarmos ao lado da delegacia ficamos sem segurança nenhuma. Precisamos fazer as necessidades fisiológicas e tivemos de fazer no canto da rua.
Durante o dia há um despachante aqui por perto que tem dó e deixa a gente usar o banheiro e tomar uma água porque nem água conseguimos aqui, além de não ter lugar para se assentar temos de ficar em pé, pois a praça não tem banco e também sem banho, sem água, pois não tem bebedouro isso até quatro horas da tarde. Estamos ao relento e as pessoas passam na rua olha para gente como se estivéssemos sujos e ninguém pergunta pelo menos o que estamos precisando. “Da prefeitura municipal não constatamos nenhuma ajuda e ficamos com a impressão de que aqui não tem prefeito tamanho descrédito e falta de comando da situação e da praça que não é cuidada e não oferece o mínimo conforto aos seus cidadãos” finalizou.
Devido à necessidade de ter a identidade para fazer as provas do Enem jovens de toda região noroeste do Espírito Santo e Leste de Minas recorrem ao município de Mantena para fazerem suas identidades por que o município apesar de não ter uma infra – estrutura para receber os visitantes tem a entrega de identidade mais rápida e eficiente de toda região.
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame individual realizado em todo o Brasil com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos que estão concluindo, ou que já concluíram o ensino médio. Este exame é organizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).