Aconteceu sábado, 24 de agosto de 2013, na sede da AABB de Boa Esperança o segundo encontro do PMDB, com as presenças do deputado federal Lelo Coimbra, Senador Ricardo Ferraço, Chico Donato que é presidente da Fundação Ulisses Guinares, prefeitos Romualdo Milanês, de Boa Esperança, Antônio da Emater, da cidade de Pinheiros, Osvaldo Fernandes, da cidade de Mucurici, Eraldino Jan Teche da cidade de Vila Pavão, ex-prefeitos Wilson Japonês e Francisco Forza da cidade de Nova Venécia, Hercules Favarato, da cidade de Montanha, além dos e vices prefeito Matheus Ferreira da cidade de Barra de São Francisco, Roberval Fianco, da cidade de Ecoporanga. Entre os vereadores presentes estavam, Marlene Simonassi e Gilson Albert, da cidade de Vila Pavão e alguns secretários municipais.
Da cidade de Ponto Belo estavam os vereadores Roberto Santos Oliveira, Ivan Mateus e Ronei Dias Rocha. De Conceição da Barra estava o vereador Carlinhos Duarte (PT). De Vila Velha estava o vereador Osvaldo Maturano. De Boa Esperança estavam os vereadores Adeilson Gonçalves Gomes, Edmilson Themoteo da Cunha, Lauro Vieira da Silva, Sergio Ferreira Schimoor e Valdir Ramos Matusoch.
Cerca de 140 pessoas estiveram presentes ao encontro do PMDB. O que mais chamou a atenção de todos os presentes foi Grupo de Coral Reviver Cantando na Praça, que é composto por 20 pessoas da terceira idade que deu um show a parte com belas canções e até cantando o Hino Nacional.
Ao fazer o uso da palavra, o prefeito de Boa Esperança, Romualdo Milanes fez questão de dizer que o PMDB continua em destaque por todo país e em Boa Esperança não diferente. O prefeito fez questão de frisar que o Senador Ricardo Ferraço é o que mais tem se destacado e juntamente com Lelo Coimbra tem defendido os interesses do povo capixaba. “Esse encontro é democrático, pois aqui em nosso meio tem lideranças de vários partidos políticos”, disse Milanes.
O prefeito se mostrou preocupado com a política, pois segundo ele, a cada dia vem sofrendo turbulência e a cada dia que passa a arrecadação vem caindo muito, pois segundo ele, o executivo não consegue trabalhar sem o legislativo. “Estamos vivendo uma crise muito grande com a seca, pois já existe em algumas cidades até relatórios sobre a seca que vem castigando a região”, finaliza o prefeito.
O senador Ricardo Ferraço falou muito pouco sobre processo eleitoral, limitou-se apenas aos temas que estão em destaque no senado federa. Falou sobre os vetos por parte da presidenta Dilma Rousseff. “Estamos lutando muito pelo o Espírito Santo, pois tivemos uma conquista que é a rodovia 262 que liga o Espírito Santo a Minas, que, inclusive vai beneficiar várias cidades naquela região e a população em geral”, disse Ferraço.
O governo federal que cobrar pedágio na referida rodovia, “mas somos contra a essa cobrança de pedágio”, concluiu Ricardo. O senador fez questão de frisar que o referido encontro do PMDB em Boa Esperança é muito importante para ele e oxigena o mandato que tem que ser democrático e transparente.
“Em 2003 quando chegamos ao governo o estado estava decadente em todas as áreas e nos 8 anos de Paulo Hartung melhorou muito, pois ele reorganizou o Estado do Espírito Santo. “Vamos inaugurar em breve a telefonia móvel na localidade de Vinhático, no interior de Montanha”, Avisou Ferraço.
“Vim aqui para ouvir vocês para poder falar e cobrar em Brasília”, avisa o senador. “Estamos percorrendo o Estado, visitando os municípios e as regiões e ouvir e dialogar muito”, disse Ferraço. “É muito importante ter o representante em Brasília e vocês me deram esta oportunidade para representar o Estado do espírito Santo”, avisa ele.
Ao finalizar o senador Ferraço disse o seguinte, “perdemos a receita do FPM, Imposto de Renda e IPI e com isso diminuiu a receita para os municípios, inclusive, mês a mês, mas que o governo federal deveria recompensar os municípios, pois fizemos uma emenda e perdemos por causa de 5 votos”,finaliza Ferraço.
Já o deputado federal Lelo Coimbra em rápidas palavras falou sobre da importância do PMDB teve na reconstrução e reorganização do Estado do Espírito Santo, pois desta forma o partido já inicia novos projetos de filiações partidárias visando uma qualificação ainda melhor para as eleições do ano que vem, pois o prazo de filiações se encerra no dia 5 de outubro.
“Tenho a responsabilidade e o respeito por eu estar na vida pública e por isso queremos ouvir as pessoas de cada localidade”, informa Lelo. Lelo disse ainda que o governo federal diminuiu em muito as verbas para os municípios que anda em situação de desespero. “Todos os prefeito ficam arrepiados quando se fala em Ministério Público e Tribunal de Contas, pois hoje ficou muito difícil de administrar um município e por qualquer motivo o prefeito está sendo processado”, informa Lelo.
“Quero deixar um recado a todos os prefeitos para fazer uma boa gestão neste resto de ano para evitar processos eleitorais no próximo ano”, encerra Lelo. Após o encerramento da reunião foi oferecido a todos os presentes um almoço com churrasco, cerveja, leitoa assada e refrigerante.