O prédio conhecido por abrigar o Kilão Bom Preço e também identificado como prédio da Dona Bina, assustou moradores próximos a Rua Mineira, Rua da Feira, nas proximidades do Bar Tropical no centro de Barra de São Francisco. É que o local corre risco de desabamento e obrigou a Defesa Civil e a Polícia Militar a interditar o local. O prédio que está em obras chamou na tarde desta quarta-feira, dia 03, teve uma de suas colunas avariada possivelmente devido as chuvas que aumentaram o peso em toda a sua estrutura.
Curiosos lotaram o local e o trânsito ficou congestionado devido a noticia que alastrou pela cidade. Praticamente todo mundo queria saber o que estava acontecendo. Do lado funciona a Casa do Cloro que é um supermercado que opera até às 20 horas e todos temiam pelo pior. Engenheiros foram contactados e foi sugerido um reforço no pilar de sustentação que mostra rachaduras. Os técnicos avaliam que o risco de desabamento não está descartado caso as chuvas persistam.
Obras para conter queda
Hoje pela manhã o comércio nas proximidades não abriu suas portas atendendo pedido da defesa civil municipal que interditou o prédio e isolando toda a área em atendimento aos pedidos de uma engenheira da prefeitura municipal, Kenismar Resende e também do coordenador da Defesa Civil de Barra de São Francisco, Antônio Rosa Brum. Os dois estiveram no local e pediram para as pessoas se retirarem, pois haviam recebido essa orientação da Defesa Civil Estadual. Já o engenheiro responsável pela obra, Antônio Augusto Ferreira começou os trabalhos de reforço estrutural durante parte da madrugada e hoje pela manhã. Os trabalhos estão concentrados em um reforço de concreto nos pilares. Ele garantiu que o prédio estará seguro com estas medidas emergentes.
Já uma guarnição do Corpo de Bombeiros esteve pela manhã vistoriando a estrutura e não emitiu laudo favorável, aconselhando a interdição até os final do reforço estrutural. Segundo o comandante da equipe capitão BM Cristiano Malacarne, serão necessários mais reforço tanto fora como dentro do prédio, para evitar um risco maior de desabamento. Ele praticamente condenou a estrutura, apesar dos esforços dos encarregados pela obra no edifício.
Texto Carlos Madureira/fotos Ricardo Madureira