O prefeito de Pinheiros, Antônio Machado (PSB), vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a decisão da ministra Nancy Andrighi que negou seu registro de candidatura. A decisão tem como consequência a realização de nova eleição na cidade, já que o socialista foi reeleito com 51,52% dos votos válidos e os votos dele agora foram tornados nulos por Nancy Andrighi.
Para a ministra, Machado não poderia ter disputado a eleição pois estaria concorrendo ao terceiro mandato consecutivo, por ter substituído o titular por um mês, em janeiro de 2007, antes de ser eleito para o cargo, em 2008. Para o advogado do prefeito, Kayo Ribeiro, a decisão da ministra foi equivocada.
Ele vai pedir que Andrighi reveja sua posição. Caso contrário, o processo será analisado pelo plenário do TSE. “O que houve foi mera substituição para o período de férias. Ele não assumiu o cargo em definitivo, em 2007. Não cogitamos a hipótese de ele perder o mandato e haver nova eleição”, afirmou Ribeiro. O Tribunal Regional Eleitoral informou que não foi notificado da decisão e só após isso irá analisar as medidas a adotar.
Fonte: A Gazeta/foto site oficial da prefeitura