O presidente estadual do PSD, Enivaldo dos Anjos, lamentou a não inclusão de obras pelo Departamento de Estradas de Rodagem-DER, na região noroeste do estado. Para ele o esquecimento se reflete na falta de visibilidade política e econômica junto ao Governo do Estado, penalizando vários municípios que contribuem com a geração de empregos e de impostos.
Entende o presidente do PSD que o DER não soube programar e informar ao Governo do Estado, sobre as reais necessidades no setor e por desconhecimento, acabou deixando uma região das mais prósperas de fora não priorizando o noroeste nem nos futuros planos rodoviários. É o caso do trecho da ES-080 entre Barra de São Francisco a Ecoporanga que apresenta piso asfáltico danificado pela ação do tempo, sem acostamento, sem sinalização e causadora de inúmeros acidentes, entre tantos com vítimas fatais.
Outra constatação feita pelo presidente do PSD é que nem a representação política, do noroeste na Assembléia Legislativa, o DER respeitou, deixando os deputados votados na região, em situação difícil perante o eleitorado que contribuiu para suas respectivas eleições. Enivaldo enumera que transita em estradas construídas a várias décadas, uma considerável parte das riquezas capixabas, como o granito, a pecuária, o café e produtos diversos sem enumerar os impostos pagos por aqueles que anseiam por melhores condições de escoamento de uma vasta cadeia produtiva.
Os municípios de Barra de São Francisco, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Vila Pavão, Mantenópolis, Alto Rio Novo, Pancas, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg e São Gabriel da Palha, não tiveram nenhum atendimento pelo plano. Desta forma o presidente do PSD está propondo uma reunião em Barra de São Francisco, com lideranças municipais, para discutirem esta situação e assinarem um documento para ser encaminhado ao governador Casagrande, para uma revisão urgente no plano de obras e efetivamente inserir a região noroeste no programa.