O presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Macaciel Breda, confirmou na manhã deste sábado (21) que o partido do governador Renato Casagrande fez a opção pela candidatura de Enivaldo dos Anjos (PSD) em Barra de São Francisco e que qualquer tentativa de ser diferente é “forçar a barra”.
Na última quinta-feira, Huander Cardoso, filiado ao PSB, teve seu nome substituído por um nome de outro partido na chapa de Luciano Pereira (DEM), que havia entrado com o pedido de uma coligação que incluída também o Partido Socialista Brasileiro.
Macaciel Breda não tem dúvidas de que a Justiça Eleitoral confirmará a presença do PSB municipal na coligação de 10 partidos, que apoia a candidatura de Enivaldo dos Anjos (PSD) para prefeito e de Alencar Marim (PT) para vice. Além de PSD, PT e PSB, compõem a Coligação “Experiência e Juventude por amor a Barra de São Francisco” o PDT, PR, PPS, PSC, PRP, PRTB e PTN.
“Caminhar com Enivaldo é o movimento mais natural do PSB em Barra de São Francisco e creio que a Justiça Eleitoral reconhecerá isso, porque existe a manifestação do nosso próprio partido nesse sentido. A outra chapa fez uma tentativa de composição de última hora, mas nossa posição já estava decidida, até por orientação da Executiva Regional”, disse Macaciel.
O presidente do PSB capixaba salientou, ainda, que a aliança com o PSD não é um movimento apenas em Barra de São Francisco, mas um projeto maior, que já vinha sendo construído com o presidente do PSD no Espírito Santo, Enivaldo dos Anjos, para que as duas legendas caminhassem juntas em vários municípios.
Macaciel Breda cita como exemplos desse acordo o apoio do PSB à candidatura de Javan de Oliveira Silva (PSD) em Ibitirama, na Região do Caparaó, enquanto o PSD apoia a candidatura a prefeito de Darly Dettman em Itaguaçu e de Amadeu Boroto, candidato à reeleição, em São Mateus. “Além disso, temos parcerias em vários outros municípios”, disse Macaciel Breda.
O PSB, segundo seu presidente, marcha junto com o PSD em Barra de São Francisco e se consolida no Espírito Santo, com 40 candidaturas a prefeito, 24 a vice-prefeitos e 760 candidatos a vereador em todos os 78 municípios capixabas. Em Barra de São Francisco, além de compor a coligação majoritária, o PSB fez coligação para a Câmara dos Vereadores com o PDT, PR e PSC. A chapa tem 26 candidatos às 13 vagas no Legislativo municipal.
Nos principais colégios eleitorais, o PSB tem candidatura própria na Serra (Audifax Barcelos), São Mateus (Amadeu Boroto) e Guarapari (Ricardo Conde), todos “muito competitivos”, conforme salienta Macaciel. Em Colatina, abriu mão de candidatura própria para apoiar o deputado Da Vitória, que é presidente regional do PDT.
Em Vitória, o PSB deu a Iriny Lopes (PT) o vice Juarez Vieira; em Cariacica, o partido também deu o vice de Lúcia Dornellas (PT) e em Vila Velha o presidente municipal da legenda, Fábio Dávila, é o vice na chapa de Neucimar Fraga, candidato à reeleição.
Em Cachoeiro, o PSB está na chapa do deputado Glauber Coelho (PR) com José Renato; em Linhares, apoia a reeleição de Guerino Zanon (PMDB); em Aracruz, tem a candidatura do vice-prefeito Jones Cavaglieri em aliança com o PSDB; em Nova Venécia, tem Lubiana Barrigueira na cabeça de chapa com o PT (Theomir) de vice; em São Gabriel da Palha, emprestou o vice na chapa do deputado Henrique Vargas (PRP) e tem candidaturas próprias também em Alegre (prefeito José Guilherme) e Castelo (Jair Ferraço), cidade do governador Casagrande.
Por: José Caldas da Costa