BRASÍLIA AGENCIA CONGRESSO – A possibilidade do PT ter um candidato ao governo do estado em 2014 é totalmente descartada pela senadora Ana Rita Esgário, mesmo que o PSB do governador Renato Casagrande tenha candidato a presidente. O nome cogitado é do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
Moradora de Vila Velha onde foi vereadora, Ana Rita ganhou quatro anos no Senado graças a renúncia de Casagrande após ser eleito governador. Agora ela já se sente e condições de concorrer a reeleição, mesmo que para isso tenha que enfrentar o ex-prefeito de Vitória, João Coser.
A senadora petista garante que PT e PSB terão palanque único no estado, ano que vem. “O PT não terá candidato próprio ao governo do ES em 2014. Terá um único palanque para a reeleição de Casagrande e Dilma, afirmou. Na avaliação dela, o cenário (PT com candidato próprio contra Casagrande) não existe.
Se PT e PSB se separarem em 2014 no ES os petistas teriam candidato próprio ao governo?
Ana Rita – Vamos trabalhar para os dois ficarem juntos pois queremos a reeleição de Casagrande e da presidente Dilma. Vou trabalhar para essa aliança, e palanque único no ES.
Mas e se o governador de PE sair candidato a presidente, o PSB de Casagrande certamente irá apoiá-lo…
A. Rita – Em princípio não temos essa opção colocada. O processo de 2014 foi bastante antecipado, mas esse é um cenário pouco provável. Mas vai depender do debate que o partido for fazer
O PT que tradicionalmente só eleger um deputado federal, já tem chance de eleger dois em 2014?
Acredito que sim, numa coligação com o PSB. Temos bons nomes e o partido cresceu muito.
O ex- prefeito João Coser, a deputada Iriny Lopes ou mesmo a senhora, poderiam concorrer ao governo caso o PT rompa com Casagrande?
Não vejo isso com nenhuma possibilidade de acontecer. Essa possibilidade não está posta.
O PT continuaria aliado do PSB mesmo com Campos candidato?
Esse é um cenário que ainda não foi avaliado ainda, vamos aguardar….
Foto: Senadora Ana Rita Esgário (PT)
Reprodução permitida desde que citada a fonte: AGENCIA CONGRESSO