O juiz de Nova Venécia Ronaldo Domingues de Almeida ainda não se mudou para o quartel de Nova Venécia. O responsável pelo 2º Batalhão, tenente-coronel Robson Raimundo da Silva, afirmou que o local não tem um espaço adequado para a mudança, que ainda não tem data prevista. O juiz deverá ocupar um dos alojamentos destinados aos militares.
A Polícia Militar informou, na quarta-feira, que, após serem detectados riscos à vida do juiz, ofereceu reforço na proteção do magistrado. Informou também que o assunto deve ser tratado com sigilo para não comprometer o esquema de segurança. (Com informações de Patrik Camporez)
Entenda o CasoRisco de morte – As constantes ameaças que recebe por causa do choque de ordem implantado há sete anos em Nova Venécia, noroeste do Estado, levaram o juiz Ronaldo Domingues de Almeida a tomar a decisão de morar no 2º Batalhão da Polícia Militar do município.
Solução – A solução mais plausível para dar tranquilidade a um magistrado ou qualquer outra pessoa ameaçada de morte é prender o infrator e mantê-lo na cadeia.
Segurança – O juiz é acompanhado ao Fórum e em outros deslocamentos por seguranças particulares.
Comarcas – O juiz também responde pelos municípios de Vila Pavão e Boa Esperança, cidades próximas a Nova Venécia. De segunda a sexta-feira ele fica entre as três cidades e no final de semana volta para Vitória.
Ameaças – As tentativas de intimidação ou de tentar calar o juiz chegam por meio de cartas, telefonemas, suspeitos rondando o hotel, entre outras práticas.
Atuação – Quando o juiz assumiu a Comarca testemunhas não falavam nada, policiais não entravam em determinados bairros. Os resultados positivos da política implantada pelo magistrado aos poucos foram aparecendo
Convicto da decisão, Domingues decidiu morar no batalhão por causa das constantes ameaças que recebe por causa do trabalho desenvolvido em Nova Venécia, Vila Pavão e Boa Esperança. O magistrado contou que se for solicitar a proteção de militares para fazer a escolta pessoal vai acabar prejudicando a cidade, pois mobilizará boa parte do efetivo do município.
Fonte: CBN