Uma reunião que aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (11), na cidade do Rio de Janeiro, pode definir destino do PSDB nas eleições do Espírito Santo. Participaram do encontro o senador e presidenciável tucano Aécio Neves, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e o deputado federal César Colnago, presidente da sigla no Estado. Segundo fontes que acompanharam o encontro, Hartung teria oferecido a vice na sua chapa ao PSDB. O nome que teria sido cogitado seria o do deputado César Colnago.
Se confirmada, a proposta pode encerrar as especulações em torno do destino dos tucanos no Estado. Apesar da aproximação com o PSB, do governador Renato Casagrande e do presidenciável Eduardo Campos, a aliança encontrava a resistência do próprio Colnago, que lutava para garantir uma melhor acomodação para o próximo pleito. O deputado insistia na candidatura prórpia, defendendo o nome de Guerino Balestrassi para disputar o governo.
A possível aliança entre o PSDB e o PMDB deve praticamente sepultar qualquer tipo de união entre Hartung e o PT, que discute internamente sobre o lançamento de um candidato próprio ao governo para assegurar o palanque local para a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição.
Mesmo sem a confirmação do acordo, a classe política já levanta um problema em relação ao palanque da disputa ao Senado Federal. O ex-governador não apoiaria o candidato tucano, o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, que se declarou a favor da candidatura de Casagrande. Por outro lado, o peemedebista já está comprometido com a candidatura ao Senado da deputada federal Rose de Freitas (PMDB).
Nerter Samora/SÉCULO DIARIO