Dos 20 municípios presentes no Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), sete aparecem em situação de alerta devido ao número de casos de dengue. A categoria é uma abaixo do risco de surto, considerado pelo Ministério da Saúde. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (05).
Dentre as cidades em situação de alerta, Vila Velha é a que apresenta a situação de maior perigo, de acordo com o relatório. Em relação a 2010, o número de municípios nesta situação diminuiu, eram oito. Neste ano a situação da dengue preocupa no Espírito Santo.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já recebeu um total de 52.018 notificações de dengue, sendo 3.310 suspeitas da forma grave da doença (dengue com complicação e dengue hemorrágica), incluindo 25 óbitos confirmados e três em investigação. Com isso, o número de casos já está bem próximo da maior epidemia da doença registrada no ES, em 2009, com 53.708.
Os dados foram coletados no período entre 02 de janeiro e 26 de novembro deste ano. Os municípios com maior incidência de dengue foram Viana, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Fundão e Conceição da Barra. Neste caso, a incidência calcula a quantidade de notificações de dengue em relação ao número de habitantes.
Folha Vitória