Neste domingo 04 de Março de 2012, em dia de festa pelos 49 anos de sua fundação, e com um calor de 39°C, o Santos Futebol Clube de Barra de São Francisco com um gol do centroavante Sorato (Ex-Vasco) estreou com uma vitória simples por 1 X 0 diante da Sociedade Esportiva Pinheiros.
O gol que deu a vitória na estréia da Copa do Norte ao Santos foi aos 32 minutos do primeiro tempo e aconteceu depois de uma grande jogado do atacante Jean Sá que depois de driblar o seu marcador foi na linha de fundo pela direita e cruzou para trás, o atacante Sorato, lembrando os velhos tempos, e para alegria dos muitos vascaínos e santistas que foram ao Estádio Joaquim Alves de Souza fechou e fez de cabeça, tocando sem chances para o goleiro Walas da equipe de Pinheiros que nada pode fazer.
No jogo o Santos jogando em casa apresentou a sua torcida os novos jogadores que sob o comando de Fabio Henrique vão defender a equipe de Barra de São Francisco na Copa Norte. A equipe foi a campo com Macula, Luciano, Alex, Keones e Wallace (Leonardo), Gabriel, Sócrates (Marcos Vinicius), Talles (André), Rickson, Sorato (Amaral) e Jean Sá.
Mesmo sem conjunto a equipe do Santos mostrou a segurança do goleiro Macula, ex- Goitacás de Campos que além de uma grande defesa no primeiro tempo, mostrou que sabe sair jogando e usou sua experiência para segurar o resultado no final. Na zaga destaque para o zagueiro Alex que foi perfeito durante todo o jogo e também para os dois laterais, Luciano e Wallace, que foram bem no apoio, experientes eles já atuou no Estado do Espírito Santo.
No meio de campo a boa marcação de Gabriel permitiu que Talles e Rickson sobressaíssem com jogadas de profundidade e tabelas. Na frente Jean Sá fez a jogada do gol e quando caia para os lados levava sempre perigo para a meta adversária. No geral a equipe mereceu a vitória na estréia da Copa Norte.
Sorato, na dele, ficou como centroavante esperando a oportunidade e quando surgiu ele foi eficiente para fazer o gol e dar a vitória ao Santos. Como convidado especial e destaque Sorato foi o grande nome do jogo, fez o gol aos 32 minutos do primeiro tempo e por coincidência pediu para ser substituído aos 32 minutos do segundo tempo.
A galera que compareceu ficou feliz com a apresentação do ex-craque que atendendo a todos com carinho distribuiu autógrafos e posou para fotografias ao lado dos torcedores.
Na equipe da Sociedade Esportiva Pinheiros o técnico Roberto Cangussú mandou a campo uma equipe da casa e que teve apenas quatro jogadores de Nova Venécia que foram Camilo, Marineca, Ronald e Wallace.
A equipe foi a campo e perdeu com Walas, Kinho, Ed Carlos, Mazinho, Camilo, Rafael (Tairone), Willian (Wallace), Alberione (Mário Sergio), Marineca, Ronald (Eriflan), Bismarck e Carlos Van (Mike Pé). O time apresentou um bom entrosamento, fez um bom primeiro tempo e no final do jogo apertou os Santos em seu campo procurando o gol, porém não conseguiu esbarrando na boa postura do time francisquense.
Na volta do Santos Futebol Clube a torcida teve a entrada franqueada graças ao seu Presidente de Honra Enivaldo dos Anjos que conforme informou o Jornalismo Gazeta do Norte durante a semana apresentou na sua camisa uma alusão aos 49 anos de fundação da equipe com nomes dos craques do passado do Santos de Barra de São Francisco e o Santos de Pelé.
Para receber a homenagem do Santos o craque Dilsinho mesmo operado compareceu com sua filha Gardênia que é a atual secretaria do Santos. O ex-craque Dilsinho no gramado recebeu um abraço do centroavante Sorato que disse “A diretoria do Santos está de parabéns em fazer esta homenagem aos grandes craques do passado porque foram eles que fizeram à história e eu só estou aqui hoje porque estes jogadores como Dilsinho fizeram a sua parte e trouxeram com jogadas e gols a história desta grande equipe.”
O presidente santista Elcimar de Souza Alves que esteve ao lado do plantel o tempo todo ficou satisfeito com a apresentação da equipe e elogiou a postura do elenco pela brilhante vitoria, bem como a torcida que compareceu com camisas do Santos e do Vasco da Gama. A rádio 106,9 FM dos Anjos transmitiu a partida com narração de Nilo Abreu, reportagem de campo de Chapoka e comentários de João Profiro. A audiência da FM dos Anjos foi espetacular com vários rádios no estádio ligados na emissora.