A vereadora de São Gabriel da Palha Iracema de Paiva (PRP), apresentou na sessão da Câmara Municipal, realizada na última terça-feira (25) o Projeto de Lei nº 76/2011, que altera a Lei Municipal n 1.073/1997, e tem por finalidade a mudança do feriado municipal em comemoração ao dia do evangélico gabrielense, comemorado sempre no dia 31 de outubro de cada ano. O feriado municipal em comemoração ao dia do evangélico gabrielense foi criado em 1997, pelo então vereador Avanir Caminhoneiro.
Segundo a vereadora o Projeto de Lei de sua autoria visa não acabar com o dia do evangélico, mas sim mudar o dia do feriado para o último domingo do mês de outubro de cada ano. “Com tantos feriados existentes em nosso calendário,o comércio e também as nossas indústria de confecções acabam sendo prejudicados, pois existem muitas despesas com funcionários, duplicatas entre outras despesas a serem pagas, e com um dia sem abrir suas portas significa muito para os comerciantes e indústrias de nossa cidade”, explicou a vereadora em conversa com nossa reportagem.
A iniciativa da vereadora agradou aos comerciantes e empresários da indústria, mas por outro lado desagradou a APESG (Associação de Pastores Evangélicos de São Gabriel), representada pelo Pastor Izaias Barbosa que recebeu nossa reportagem e sobre o assunto, o pastor disse é um projeto que envolver os evangélicos de uma maneira geral e que vai se reunir com os demais pastores do município antes de se pronunciar. O Projeto de Lei segue em tramitação na Câmara Municipal e deverá ser estudados por todos os vereadores antes de ir ao plenário para votação.
Fonte: Jornal Parada Viva
EM UMA PAÍS EM QUE O CALENDARIO É TOTALMENTE CATOLICO (FERIADOS POR EXEMPLO), CEIFAR O UNICO DIA O QUAL AS DEMAIS IGREJAS EVANGELICAS PODEM SE MOSTRAR,PARECE MEIO RADICAL, POIS UM DOMINGO TIRA O VALOR DA DATA A SER COMEMORADA, A INDUSTRIA E O COMERCIO NÃO PERDEM!!!! OU VOCES ACHAM QUE O POVO NÃO VAI COMPRAR NOS DIAS ANTERIORES OU POSTERIORES??? AS INDUSTRIAS JÁ TEM UM PROGRAMA ESCRAVO DE TRABALHO NÃO ACHAM?? SE COMPROMENTEM EM ENTREGAR LOTES DE ROUPAS, COM MENOS FUNCIONARIOS, EXPREMENDO TUDO QUE PODEM, SERÁ ESTE O SENTIDO DO DIA DO EVANGELICO??? ABDICAR DA DATA PARA FINS COMERCIAIS????????????????
Os nossos Evangélicos não estão sabendo disso.
Vereadora, o grande reformador e baluarte da Igreja Dr Martinho Lutero deve estar no céu orando para ti, cuidado vereadora você está sendo chamada no municipio de JUDAS, sugiro que proponha então que o feriado de 29/09 sofra também essa mudança, certo ?
Dia 31 vamos anunciar isso na festa do evangèlico gabrielense para povo saber em quem votar no ano de 2012! Nos cultos das Igrejas Luteranas está sendo anunciado esse projeto da Nobre Vereadora, recebendo reprovação total! Vamos orar e orar, VAMOS VENCER ESSE MAL COM ORAÇÃO! Só vencemos o Mal com oração!
somos trabalhadores e ñ vereadores, pelo menos nos feridos ñ devem mexer,
tantas coisas q devem mudar na cidade,depois vc qr a proxima eleiçao,né..
tantas leis,pra se elaborar, vc qr mexer nesse, qual sua religião…..
iracema domingo já tm o nome DOMINGO,……..
As 95 Teses de Martinho Lutero foram afixadas no dia 31 de outubro de 1917, nelas o padre convidava os teólogos católicos a uma discussão sobre penitência, indulgência e salvação pela fé. Martinho Lutero condenava em suas teses o que identificava como avareza e paganismo no seio da Igreja Católica, atacando a prática de um abuso.
MUDE A HISTORIA VEREADORA… O DIA 31 DE OUTUBRO NÃO FOI ESCOLHIDA POR ACASO
Essa vereadora está sem nocão, sou dono de fábrica e sou totalmente a favor do feriado do dia 31 de Outubro, pois nessa data todos os Evangélicos celebram a Reforma Protestante ocorrida em 31 de outubro de 1517, onde o Dr. Martinho Lutero afixou as 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, condenando a venda de indulgências, (venda do perdão dos pecados). Essa vereadora e todos os demais que votarem a favor, estão tirando o direito do Evangélicos de comemorarem o dia “D”. Que então tirem o dia do anjo gabriel…o dia 12 de outubro…e outros dias de santos também.
O dia do padroeiro da cidade vale d que? Qual é.
Cada santo tem um dia, e o unico dia dos evangélicos vcs querem tirar…………… Ano q vem não esqueça tem eleição e evangélicos tbm votam…………Povo evangélico vamos votar em um evangélico e por o nosso dia d volta……….
Poderiam aproveitar e acabar com o dia de Natal, dia das crianças, dia das mães e também com a sexta-feira santa. O que os empresários iriam pensar disso?
“Dono de Fábrica” APOSTO QUALQUER QUANTIA QUE VC NAO TEM FABRICA NENHUMA. PARA DE DEMAGOGIA. NAO FIQUE PERDENDO SEU TEMPO CONTANDO MENTIRAS.
Martin Lutero foi importantíssimo não só para o Protestantismo, mas também pro Catolicismo.Essa data tem que ser lembrada sim. SOU CATÓLICO e discordo dessa atitude da Vereadora. O povo precisa mais de Deus do que do dinheiro. Falta espiritualidade, devemos orar mais!
PRA começar coloco meu nome verdadeiro,pois quem ´e iracema paiva,o que ela esta fazendo la na camara,esa vereadora tinha era que olhar outros projetos,qu beneficiariam a sociedade,que tal vereadora,vc fazer projetos que beneficiam o tratamento para alcolatras e drogados,pois vereadora vc tem noção como esta nossa cidade,vereadora não mexa com uma classe que esta so contribuindo com a sociedade.mas estamos tranquilos pois seu projeto não passara e muito menos vc voltara na proxima eleição.que DEUS possa iluminar esssa pobre mulher,pois ela não sabe o que faz nem muito menos o que fala.
Vereadores gabrielenses fiquem de olho e mandem investigar o por que os moradores estao morrendo de cancer, mandem olhar o que esta acontecendo se e a agua, lixo, esgoto??? Gente acordem!!!!!!!!!!!!!!!!!
Que decepção Iracema! Com tantos feriados municipais para mexer, tinha que mexer com a única conquista dos evangélicos?!!??? Procure saber o porque da escolha dessa data. Você também pode tentar mudar o dia do padroeiro de São Gabriel, pra ver no que é que dá.
Desejo que Deus lhe ilumina, proteja e enriqueça seus futuros projetos. Porque esse, cá entre nós, deixou transparecer que você ainda não aprendeu qual é o papel de um Vereador.